UFJF promove debates sobre a educação para surdos a partir dessa segunda-feira (26)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está promovendo um evento com palestras, mesas e minicursos para debater a educação da comunidade surda em Juiz de Fora e região. As atividades serão iniciadas nesta segunda-feira, dia 26 de setembro, data na qual se celebra o Dia Nacional do Surdo.

De acordo com a programação, as palestras mesas e minicursos acontecerão do dia 26 ao dia 28 de setembro, no período das 17h30 às 22h30, na Faculdade de Letras, no campus de Juiz de Fora. Conforme estabelecido pela organização, a participação nas atividades é gratuita, mas exige inscrição prévia.

O evento destaca também o movimento “Setembro Surdo”, que busca a promover a conscientização sobre as lutas por direitos sociais e conquistas da comunidade surda.

Diversos temas e convidados

O evento vai reunir pesquisadores, docentes, acadêmicos e demais interessados pela educação bilíngue de surdos a partir de temas que envolvem linguística, educação, interpretação e literatura surda. Além da educação para surdos, as atividades vão debater muitos outros temas relacionados à comunidade surda, como a cultura e os desafios de inclusão. 

Além dos docentes da UFJF, as atividades contarão com convidados como, por exemplo, representantes da Associação de Surdos de Juiz de Fora e da Prefeitura.

De acordo com Nádia Ferreira de Faria Braga, coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) e pedagoga do quadro técnico-administrativo em educação da UFJF, o evento avaliará também o quanto a universidade já avançou na educação dos surdos.

“Temos muito interesse em trazer essas temáticas e pensar como podemos aproveitar a data, para refletir sobre a educação dos surdos, em quais aspectos a Universidade já avançou, em quais ainda precisamos avançar. Nesse sentido, há também convidados de outras redes e de outros municípios, para enriquecer o debate”, afirma. 

 Veja aqui a programação completa do evento.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Fuvest prorroga período de inscrição para o Vestibular 2023 da USP; veja aqui novo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.