UFJF abre período de inscrição do Pism 2023 na tarde desta segunda (18)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre às 15h desta segunda-feira, dia 18 de julho, as inscrições para os três módulos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2023. Conforme o edital, o período de inscrição segue aberto até o dia 22 de agosto (18h).

Os interessados em participar um dos três módulos do Pism 2023 deverão se inscrever virtualmente, exclusivamente através da Área do Candidato, no site da UFJF. 

De acordo com o edital, o valor da taxa taxa de inscrição será o mesmo para os três módulos e o seu valor será R$ 150. Para efetivar o cadastro, o pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito até 18h do dia 9 de setembro. 

Isenção da taxa

O edital do Pism 2023 estabelece ainda que os estudantes de baixa renda poderão solicitar a isenção da taxa no período de 15 a 27 de julho, desde que se encaixem nos critérios estabelecidos no edital.

Os candidatos inscritos no CadÚnico poderão fazer o pedido com o Número de Identificação Social (NIS). Já os candidatos interessados em solicitar a isenção via critérios da Lei 12.799/2013 deverão comprovar renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e devem ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Provas 

A aplicação das provas dos três módulos do Pism 2023 está marcada para os dias 3 e 4 de dezembro de 2022. Os assuntos das provas variam de acordo com o módulo, pois são referentes aos anos do ensino médio.

As provas serão aplicadas nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. Os candidatos poderão consultar os locais do exame a partir do dia 8 de novembro, quando a UFJF deve liberar o comprovante definitivo de inscrição.

Vagas e resultados

A oferta da UFJF para os aprovados no Módulo III do Pism 2023 será de  2.263 vagas em 75 cursos de graduação, sendo 1.903 para o campus Juiz de Fora e 360 para Governador Valadares. As vagas são distribuídas de acordo com o sistema de cotas. .

  • Resultado do Módulo III: 19 de janeiro de 2023.
  • Desempenhos dos Módulo I e II: a partir de 23 de março de 2023.

Acesse o edital do Pism 2023 para mais detalhes.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFRGS abre inscrições para o Processo Seletivo Adicional 2022/2 via Enem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.