UFAM divulga LOCAIS de PROVA do PSC 2023

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) divulgou nesta quarta-feira, dia 19 de abril, o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), com os locais de prova da 3ª etapa referente ao Processo Seletivo Contínuo (PSC) 2023.

Desse modo, os candidatos inscritos já podem consultar onde realizarão o exame por meio do site da COMPEC (Comissão Permanente de Concursos). Para fazer a consulta, os candidatos deverão fazer login com o número de CPF e senha utilizados no momento da inscrição.

O CCI é o cartão que confirma a inscrição do candidato no Processo Seletivo, informa o número da inscrição, a data, hora, local de realização das provas, sala de provas, os dados pessoais, a unidade sede do curso, a categorização de vagas, o curso e a Língua Estrangeira pela qual optou. É obrigatório ao candidato imprimir o CCI.

De acordo com o edital do processo seletivo, a aplicação contará com locais de provas nas seguintes cidades do Estado do Amazonas: Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus e Parintins.

3ª etapa do PSC 2023

Puderam se inscrever para a 3ª etapa do PSC 2023 somente os estudantes que já realizaram as 1ª e 2ª etapas do processo seletivo e que já concluíram o Ensino Médio.

Segundo o cronograma, a aplicação das provas da 3ª etapa do PSC 2023 está marcada para o dia 30 de abril de 2023. O período será matutino, das 8h15 às 13h15 (horário local). Desse modo, os candidatos terão cinco horas para responder a avaliação.

Conforme indicado no edital, a avaliação contará com 54 questões objetivas sobre conteúdos das disciplinas ministradas no Ensino Médio e com uma redação em Língua Portuguesa.

A avaliação objetiva será sobre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa (6 questões);
  • Literatura (6 questões);
  • Língua Estrangeira – Inglês, Espanhol e Francês (6 questões);
  • História (6 questões);
  • Geografia (6 questões);
  • Biologia (6 questões);
  • Química (6 questões);
  • Física (6 questões); e
  • Matemática (6 questões).

Oferta de vagas

Ainda conforme indicado no edital, ao todo, a UFAM está ofertando 2.352 vagas para diversos cursos de graduação. Do total das vagas, 1.869 são para 147 opções de curso ministrados no Campus de Manaus e outras 483 vagas para os 35 cursos de graduação ministrados nos campi da universidade localizados no interior.

Há unidades da UFAM nos municípios de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins. Contudo, metade das vagas ofertadas nesse processo seletivo estão reservadas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública, de acordo com a Lei de Cotas.

Portanto, haverá recorte de renda e percentual de vagas exclusivo para estudantes  autodeclados pretos, pardos e indígenas e também para pessoas com deficiência (PcD).

Resultados

O cronograma indica que a divulgação do gabarito preliminar das questões objetivas está prevista para o dia 30 de abril.

Os interessados poderão interpor recursos até o dia 3 de maio, por meio do site da Compec. Após a análise dos recursos, a UFAM divulgará o gabarito definitivo no dia 10 de maio.

Já o resultado final, com a lista de candidatos aprovados em 1ª chamada, será publicado no dia 31 de maio de 2023. Na mesma data a universidade deve publicar as orientações para as matrículas dos convocados em 1ª chamada.

O PSC é o vestibular seriado da UFAM que acompanha os estudantes ao longo do Ensino Médio. Desse modo, a 1ª etapa é referente ao 1º ano do Ensino Médio, a 2ª etapa ao 2º ano e a 3ª etapa ao 3º ano.

Porém, somente na 3ª etapa do PSC os estudantes concorrem às vagas ofertadas pela UFAM. Para isso, há o somatório das notas obtidas nas três etapas do processo seletivo.

Acesse o site da UFAM para mais informações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.