Uesb publica edital do Vestibular 2024; veja período de inscrição

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) publicou o edital de abertura referente ao Vestibular 2024. O documento apresenta as regras, procedimentos e principais datas do processo seletivo, como período de inscrição e prazos para pedidos de isenção. 

De acordo com a Uesb, estão sendo ofertadas cerca de mil vagas em 47 opções de cursos de graduação. As oportunidades visam o ingresso de novos alunos nos dois semestres letivos de 2024. 

Trata-se de uma ótima oportunidade para os estudantes que têm o Ensino Médio completo e desejam ingressar no ensino superior em uma instituição pública de qualidade! Confira a seguir as principais informações sobre o Vestibular 2024  divulgadas no edital.

Vestibular Uesb 2024: Inscrições

De acordo com o edital de isenção, a Uesb receberá as inscrições para o Vestibular 2024 no período de 5 a 31 de outubro. Os interessados poderão se inscrever exclusivamente via Internet, por meio do site da Uesb.

No momento da inscrição os candidatos deverão escolher uma opção de curso de graduação e informar se desejam concorrer às vagas ofertadas em ampla concorrência ou através do sistema de cotas. Além disso, o candidato deverá escolher a opção de língua estrangeira para a prova. 

A taxa de inscrição para realização do Vestibular Uesb 2024 será no valor de R$ 110,00
(cento e dez reais). Os candidatos não isentos devem pagar essa taxa para efetivar a inscrição. 

Isenção da taxa

O edital de abertura prevê o recebimento dos pedidos de isenção no período do dia 5 ao dia 10 de outubro. Os interessados deverão solicitar a gratuidade exclusivamente durante a inscrição. 

O documento estabelece ainda que têm direito ao benefício da isenção os candidatos que tenham cursado os anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e todo o Ensino Médio ou equivalente em estabelecimento de ensino federal, estadual ou municipal.

O benefício será concedido também a servidores da Uesb e seus dependentes; funcionários de empresa terceirizada que estejam servindo à Uesb; estagiário de nível médio da Uesb, com contrato em vigência até o último dia de solicitação; servidores efetivos das outras Universidades Estaduais da Bahia e seus dependentes; e alunos matriculados no Universidade Para Todos.

Vestibular Uesb 2024
A Uesb definiu uma nova banca para aplicar as provas do Vestibular 2024. Imagem: Divulgação

Provas do Vestibular Uesb 2024

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas do Vestibular 2024 estão marcadas para os dias 3 e 4 de dezembro de 2023. Os locais de prova serão nas cidades para as quais há oferta de vaga: Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, localizadas no interior do Estado da Bahia.

Conforme indicado no edital, nesta edição, a banca responsável por organizar e aplicar as provas do Vestibular Uesb será o Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP).

A avaliação contará com 85 questões objetivas sobre conteúdos das disciplinas ministradas no Ensino Médio e por uma redação em Língua Portuguesa. Desse modo, a aplicação está distribuída da seguinte maneira:

  • 3 de dezembro: questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Matemática e Redação;
  • 4 de dezembro: provas de Ciências Humanas (História, Geografia e Conhecimentos Contemporâneos) e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). 

Vagas e resultados

A oferta total da Uesb é de 992 vagas para ingresso de novos alunos em 2024, sendo 559 vagas para o primeiro semestre letivo e outras 393 vagas para o segundo semestre letivo. As oportunidades estão distribuídas nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista

A universidade reserva metade (50%) das vagas para o sistema de cotas, sendo 70% desse percentual para negros e 30% para os demais. Haverá ainda vagas adicionais para quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e travestis e transexuais. 

De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado do Vestibular 2024 será feita a partir do dia 19  de dezembro.

Acesse o edital do Vestibular 2024 na íntegra para mais detalhes.

Leia também PUC-Campinas encerra as inscrições para o Vestibular 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.