UEPG encerra período de inscrição do PSS 2024 hoje (30)

O período de inscrição para o Processo Seletivo Seriado (PSS) 2024 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) chega ao fim nesta quarta-feira, dia 30 de agosto. De acordo com o cronograma, os interessados poderão se inscrever até as 23h59 de hoje (horário de Brasília).

O PSS é o vestibular seriado da UEPG, de modo que conta com três etapas, sendo cada uma delas referente a uma série do Ensino Médio. Somente na 3ª e última etapa, ao concluir o 3º ano do Ensino Médio, os candidatos concorrem às vagas ofertadas pela universidade.

Os candidatos aprovados na 3ª etapa do PSS 2024 dentro do limite de vagas ofertadas ingressarão nos cursos no primeiro semestre letivo de 2024. Veja a seguir como se inscrever no PSS e demais informações sobre a seleção.

PSS 2024: Como se inscrever?

A UEPG está recebendo as inscrições para o PSS 2024 exclusivamente de forma virtual. Portanto, para se inscrever, o candidato deve acessar o site da CPS (Comissão Permanente de Seleção) , clicar no link da etapa de interesse e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição.

No momento do cadastro, é necessário informar todos os dados pessoais e de contato. No caso dos estudantes que se inscreverem no PSS 3 também é necessário indicar uma opção de curso de graduação e modalidade de seleção (ampla concorrência ou sistema de cotas).

Após o preenchimento do formulário, os candidatos não isentos devem gerar e imprimir o boleto para o pagamento da taxa. De acordo com o cronograma, o pagamento deverá ser feito até amanhã, dia 31 de agosto, para efetivar o cadastro. A taxa é no valor de R$ 96,00 (noventa e seis reais).

Conforme estabelecido no edital, os candidatos aos cursos de licenciatura estão isentos do pagamento da taxa de inscrição.

Provas do PSS 2024

Segundo o cronograma, a aplicação das provas das três etapas do PSS está marcada para o dia 29 de outubro de 2023. A composição das provas varia de acordo com a etapa, já que o PSS acompanha o desempenho dos candidatos ao longo do Ensino Médio.

Além das provas com questões objetivas de múltipla escolha, a UEPG aplicará uma prova de redação em Língua Portuguesa. Os gêneros cobrados para a prova de redação são os seguintes:

  • PSS 1: comentário de internet e narração escolar (narrativa de aventura, narrativa fantástica e continuidade de narrativa);
  • PSS 2: notícia e resposta argumentativa;
  • PSS 3: artigo de opinião e texto dissertativo-argumentativo.

A universidade deve liberar a consulta ao ensalamento a partir do dia 1º de setembro. Haverá locais de prova nas cidades para as quais há oferta de vagas.

PSS UEPG
Nesta edição, a UEPG está ofertando mais de 500 vagas para os aprovados na 3ª etapa do PSS. Imagem: UEPG/ Divulgação

Oferta de vagas

Ainda de acordo com o edital, a oferta total da UEPG é de 505 vagas para os alunos que realizarão a 3ª etapa do PSS. As oportunidades estão distribuídas entre 44 cursos de graduação.

A universidade reserva parte das vagas para estudantes que cursaram todo o Ensino  Médio em escolas públicas. Os interessados em concorrer às vagas reservadas devem indicar esse interesse no momento da inscrição.

Resultados

De acordo com o cronograma, a divulgação dos gabaritos das provas objetivas está prevista para o dia 29 de outubro, após a aplicação do exame. Os interessados poderão interpor recursos quanto à formulação das questões e quanto às respostas das questões nos dois dias úteis seguintes.

A publicação do resultado do PSS 3, com a lista de classificados para as vagas em 1ª chamada, está prevista para o mês de janeiro. A divulgação do desempenho dos participante do PSS 1 e do PSS 2 está prevista para ser feita a partir do dia 1º de março de 2024.

Para mais detalhes, acesse o site da UEPG.

Leia também UTFPR divulga oferta de mais de 3 mil vagas por meio do Vestibular 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.