UEPG divulga calendário do PSS 2023

A UEPG, Universidade Estadual de Ponta Grossa, é uma instituição pública de ensino superior com sede na cidade de Ponta Grosa, estado do Paraná.

A instituição oferece uma grande quantidade de cursos de graduação e é uma das universidades mais conceituas do Paraná. Assim, não é de se surpreender que diversos estudantes queiram estudar na UEPG.

O processo seletivo tradicional da instituição acontece todos os anos por meio do PSS, Processo Seletivo Seriado. O edital da próxima edição ainda não foi divulgado, mas o calendário com as principais datas sim.

Dessa maneira, para que você possa se organizar para participar do processo seletivo, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o PSS 2023 da UEPG. Vamos conferir!

PSS UEPG 2023: inscrições acontecem no mês de agosto

De acordo com as informações divulgadas, as inscrições para a edição 2023 do PSS (Processo Seletivo Seriado) da UEPG irão acontecer no mês de agosto. Os candidatos poderão se inscrever entre os dias 01 e 30 de agosto de 2023.

Para participar, todos os estudantes deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 96,00. A taxa será a mesma para as três etapas do PSS e deverá ser paga até o dia 31 de agosto.

Porém, a UEPG também irá oferecer aos candidatos a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de inscrição. O edital da isenção já foi divulgado e, segundo as informações presentes no documento, poderão solicitar o benefício os candidatos que se encaixarem nos seguintes critérios:

  • Alunos de escola da rede pública de ensino;
  • Alunos que comprovem carência econômica familiar de acordo com parâmetros e critérios estabelecidos pelo estabelecimento de ensino em que cumpre o ensino médio regular;
  • Candidatos que estão cursando a 1a , a 2a , a 3a série ou a 4a série (Ensino Médio de quatro anos), respectivamente, se aluno pertencente ao PSS I, PSS II ou PSS III (3a série e 4a série).

PSS UEPG 2023: funcionamento da seleção

O PSS da UEPG funciona de forma seriada, ou seja, prevê uma seleção diferente para cada uma das séries do ensino médio. Dessa forma, a estrutura da prova do vestibular será diferente para cada série.

As questões da prova do PSS 1 (primeira série do ensino médio) será baseada em temas estudados no 1º ano, enquanto a prova do PSS 2 será sobre os conteúdos do 2º ano do ensino médio. A prova do PSS 3, por sua vez, irá cobrar conteúdos estudados no 3º ano do.

Porém, a aplicação das provas das três etapas irá acontecer no mesmo dia: 01 de dezembro de 2023. Todos os candidatos poderão consultar o próprio local de prova a partir do dia 01 de setembro.

O gabarito das provas de todas as três etapas será divulgado no dia de aplicação do exame, ou seja, no dia 01 de dezembro de 2023. Os candidatos poderão enviar recursos quanto às questões no período estipulado pelo calendário do PSS da UEPG.

PSS UEPG 2023: lista de obras obrigatórias

A UEPG já divulgou a lista de obras obrigatórias para as provas do PSS 1, PSS 2 e PSS 3. A divulgação da lista de livros obrigatórios tem o objetivo de fornecer aos candidatos a oportunidade de ler as obras com antecedência.

Os candidatos que querem conseguir um bom desempenho no vestibular da UEPG devem saber que acertar as perguntas sobre os livros obrigatórios faz muita diferença na nota final.

Veja quais foram as obras selecionadas:

PSS 1:

  • “Os Homens de Barro”, de Ariano Suassuna”;
  • “Cumbe”, de Marcelo D’Salete.

PSS 2:

  • “Contos: Capítulo dos Chapéus, Um Homem Célebre, A Causa Secreta, Uma Senhora, O Caso da Vara”, de Joaquim Maria Machado de Assis;
  • “Doze Reis e a Moça no Labirinto do Vento”, de Marina Colasanti.

PSS 3:

  • “Clara dos Anjos”, de Lima Barreto;
  • “Olhos D’Água”, de Conceição Evaristo;
  • “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior;
  • “Sentimento do Mundo”, de Carlos Drummond de Andrade;
  • “Ay Kakyri Tama: eu moro na cidade”, de Marcia Wayna Kambeba.

PSS UEPG 2023: divulgação dos resultados

Os resultados do PSS 1 e do PSS 2, para a primeira e a segunda série do ensino médio, serão divulgados a partir do dia 01 de março de 2024.

A divulgação do resultado do PSS 3, por sua vez, irá acontecer no 31 de outubro de 2023, a partir a 14h. Todos os candidatos selecionados através do PSS 3 irão ingressar no primeiro semestre letivo de 2024.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.