UEMG publica edital do Vestibular 2024; veja datas

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) publicou nesta semana o edital de abertura referente ao Vestibular 2024. O processo seletivo visa o preenchimento de milhares de vagas em cursos de graduação para ingresso no primeiro semestre letivo do próximo ano.

De acordo com o edital, estão sendo ofertadas 4.595 vagas distribuídas em 54 cursos ministrados de forma presencial, em diversos campi da UEMG localizados em 19 municípios do estado.

Poderão concorrer às vagas ofertadas estudantes que tenham o ensino médio completo ou que irão concluir essa etapa da educação formal ainda esse ano. Confira a seguir o período de inscrição e demais informações sobre o processo seletivo 2024.

Vestibular UEMG 2024: Inscrições

De acordo com o cronograma, a UEMG receberá as inscrições para o Vestibular 2024 no período de 30 de outubro a 28 de novembro.

Os candidatos que desejam concorrer às vagas através da modalidades PROCAN, inclusão regional e pedidos de isenção da taxa de inscrição têm um prazo especial que vai até o dia 13 de novembro para realizar suas inscrições.

A UEMG receberá as inscrições exclusivamente de forma virtual. Nesse sentido, os candidatos devem acessar o site da universidade, e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição.

No ato da inscrição, além de informar todos os dados pessoais e de contato, os candidatos deverão informar uma opção de curso de graduação/ campus e a opção de língua estrangeira para a prova.

Para efetivar a inscrição, os candidatos deverão pagar a taxa de inscrição até o dia 29 de novembro. De acordo com o edital, o valor da taxa de inscrição é de R$ 80,00 (oitenta reais).

No entanto, o edital do Vestibular 2024 prevê a concessão da isenção da taxa de inscrição para candidatos de baixa renda ou estudantes/egressos que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas. O prazo para solicitar isenção é o mesmo estabelecido na inscrição do Procan, até 13 de novembro.

Vestibular UEMG 2024
Estão sendo ofertadas mais de 4 mil vagas para ingresso no 1º semestre de 2024. Imagem: UEMG

Vestibular 2024: Provas

A classificação dos candidatos será estabelecida a partir de provas aplicadas pela UEMG. A avaliação abarcará os componentes curriculares do Ensino MédioAs provas de conhecimentos gerais do Vestibular 2024 estão marcadas para o dia 17 de dezembro.

A aplicação acontecerá de forma presencial. Os candidatos deverão escolher no momento da inscrição a cidade na qual deseja fazer as provas.

Os locais de prova serão nos municípios para os quais há oferta de vagas: Abaeté, Araguari, Belo Horizonte, Barbacena, Campanha, Carangola, Cataguases, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Guanhães, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas, Ubá.

De acordo com o edital, a UEMG aplicará uma prova objetiva composta por questões objetivas de múltipla escolha e por uma proposta de redação em Língua Portuguesa.

A prova objetiva conta com cerca de 50 questões sobre conteúdos de Física, Matemática, História, Química, Biologia, Geografia, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).

Além disso, haverá ainda testes específicos para os candidatos a alguns cursos. Nesse sentido, os interessados em uma vaga no curso de Música passarão pela Prova de Habilidades Específicas no dias 3 e 4 de fevereiro.

Cursos ofertados

Ao todo, a UEMG está ofertando 4.595 vagas distribuídas em 54 cursos de graduação, visando o ingresso no 1º semestre letivo de 2024.

Parte das vagas estão reservadas para o cumprimento das políticas de ações afirmativas da UEMG. Desse modo, há percentual de vagas exclusivo para estudantes que cursaram todos os anos do ensino médio em escolas da rede pública, para pessoas de baixa renda, para pessoas negras, população quilombola, cigana e indígena, e para pessoas com deficiência (PcD).

Acesse o edital na íntegra para mais informações. 

Leia também Vestibular 2024: UEPA recebe inscrições para mais de 3,5 mil vagas em diversos cursos de graduação; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.