UEMA: está aberto o período de inscrição do PAES 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) abre nesta segunda-feira, dia 25 de julho, o período de inscrição para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2023. De acordo com o cronograma, as inscrições podem ser feitas até o dia 9 de setembro.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line, por meio do site da UEMA. Para efetivar a inscrição, os candidatos deverão realizar o pagamento da taxa, cujo valor será de R$ 85,00, dentro do prazo estabelecido.

A universidade já recebeu os pedidos de isenção da taxa de inscrição. De acordo com a UEMA, os candidatos isentos também deverão realizar o procedimento de inscrição no período indicado. 

Provas 

A UEMA aplicará as provas do PAES 2023 no dia 27 de novembro. A aplicação terá duração de cinco horas, sendo das 13h30 às 18h30. Conforme indica o edita, o exame consistem em uma prova de redação e em uma prova objetiva composta por 60 questões sobre as disciplinas do ensino médio.

A UEMA recomenda a leitura das seguintes obras literárias para as provas de Língua Portuguesa e Literatura e para a prova de redação: “Cazuza”, de Viriato Correia; “Uma ideia toda azul”, de Marina Colasanti; e “Perto do coração selvagem”, de Clarice Lispector.

A aplicação das provas acontecerá em São Luís, Colinas, Caxias, São João dos Patos, Bacabal, Barra do Corda, Balsas, Codó, Santa Inês, Coelho Neto, Timon, Pinheiro, Grajaú, Presidente Dutra, Lago da Pedra, Pedreiras, Zé Doca, Coroatá, Itapecuru-Mirim, São Bento, Imperatriz, Açailândia e Estreito.

Vagas e resultados

Ao todo, a UEMA está ofertando 4.320 vagas para o PAES 2023. Já a UEMASul oferta 905 vagas para os seus cursos de graduação. Há oportunidades para ingresso no primeiro e no segundo semestre de 2023.

A universidade deve liberar o gabarito preliminar no dia 27 de novembro, enquanto o gabarito definitivo é esperado para o dia 9 de dezembro. O resultado final do PAES será publicado no dia 12 de janeiro de 2023.

Veja mais detalhes no edital do PAES 2023.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também SiSU 2022/2: prazo para convocações da Lista de Espera começa hoje (25); saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.