UEMA divulga lista de obras literárias para o PAES 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) divulgou nessa semana a lista de obras literárias que serão exigidas nas provas do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) de 2024. Desse modo, os candidatos já podem consultar a relação de obras que precisam ser lidas por meio do site do PAES.

De acordo com o comunicado da Superintendência de Concursos e Seletivos, as obras literárias de leitura obrigatória são as seguintes:

  • “Olhos D’água”, de Conceição Evaristo;
  • “Mar Morto”, de Jorge Amado;
  • “Primeiros Cantos”, de Gonçalves Dias.

Desse modo, a universidade exigirá conhecimento sobre três livros da literatura brasileira, sendo um livro de contos, um romance e um livro de poesia. Além de ler as obras integralmente, os candidatos deverão compreender o contexto histórico, político e social das obras. Além disso, é necessário estudar os aspectos formais dos textos. 

Sobre o PAES

Tradicionalmente, as provas do PAES contam com 60 questões sobre as disciplinas do Ensino Médio, abarcando assuntos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Além disso, a UEMA aplica uma prova de redação em Língua Portuguesa, sobre tema da atualidade indicado pela banca.

A aplicação das provas acontece em uma única etapa nas cidades de São Luís, Colinas, Caxias, São João dos Patos, Bacabal, Barra do Corda, Balsas, Codó, Santa Inês, Coelho Neto, Timon, Pinheiro, Grajaú, Presidente Dutra, Lago da Pedra, Pedreiras, Zé Doca, Coroatá, Itapecuru-Mirim, São Bento, Imperatriz, Açailândia e Estreito.

A UEMA costuma ofertar mais de 4 mil vagas anualmente através do PAES para ingresso em cursos de graduação de diversas áreas. 

PAES 2023

A aplicação da última edição do PAES, cujo ingresso foi em 2023, aconteceu em 27 de novembro de 2022. A UEMA divulgou o resultado em janeiro desse ano. Ao todo, o processo seletivo contou com a oferta de 4.320 vagas para os cursos da UEMA e 905 vagas para ingresso na UEMASul.

Acesse o site da UEMA para mais informações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFPR oferta mais de 400 vagas para curso de graduação EaD em Pedagogia; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.