TRISTEZA GERAL para quem deseja financiar casa própria acaba de sair

Infelizmente, muitos brasileiros estão enfrentando grandes dificuldades na hora de conquistar a casa própria. Muito disso se deve ao fato de que os financiamentos estão cada vez mais complexo e difíceis de conseguir. Por isso, preparamos este guia com informações sobre esse assunto, a fim de ajudar você na hora de se preparar para o desafio de conquistar a sua casa. Acompanhe e saiba mais!

Por que está mais difícil financiar imóveis em 2023?

A sensação de frustração de tentar conquistar a casa própria e não conseguir é, simplesmente, indescritível, nós sabemos. Porém, recentemente os noticiários estão apontando os motivos pelos quais há essa dificuldade tão grande para quem deseja financiar sua casa própria. Alguns pontos podem explicar essa dificuldade aumentada em nosso país, como:

  • Nos últimos anos, os preços dos imóveis aumentaram consideravelmente. O que antes poderia ser considerado acessível, hoje parece apenas um sonho distante para muitas famílias. E o pior: dependendo da cidade em que você vive, esse aumento pode ter sido ainda maior.
  • O saldo das poupanças encolhendo cada vez mais tem tornado os bancos cada vez mais exigentes na hora de emprestar dinheiro para financiamentos. Por isso, esse é mais um ponto que pode estar tornando difícil a conquista da casa própria.
  • Os juros altos, somado aos preços mais salgados dos imóveis, desencadearam um aumento considerável nas parcelas. Acontece que grande parte dos financiamentos não podem ser feitos por qualquer valor mensal. É necessário que o valor da parcela não ultrapasse determinada porcentagem da renda familiar. Caso ultrapasse, o financiamento não será aceito e tampouco liberado. Normalmente, o teto limite para o custo da parcela é de 30% com relação ao rendimento familiar.

Esses três pontos, somados à baixa que muitas famílias podem ter observado na renda mensal, seja por conta do desemprego ou até mesmo pelo aumento dos custos com alimentação e outras despesas importantes, pode tornar o sonho da casa própria cada vez mais distante.

Por que está mais difícil financiar imóveis em 2023?
Por que está mais difícil financiar imóveis em 2023? Foto: Canva

A taxa de juros pode reduzir, mas é importante ficar atento ao valor do imóvel

Outro ponto que podemos pensar, com relação à dificuldade para adquirir imóveis nos últimos meses, diz respeito à taxa Selic que, em 2021, estava na faixa de 6,25% ao ano. Agora, está na faixa de 13,75%. Essa alteração faz com que os juros dos financiamentos fiquem cada vez mais elevados, dificultando na hora de conquistar uma parcela que cabe no bolso – e que seja aprovada pelos bancos.

No entanto, é importante termos em mente que há expectativas para que ocorra uma redução na taxa Selic nos próximos meses, porém, é imprescindível estar ciente de que isso pode fazer com que o valor dos imóveis aumente.

Afinal, para compensar a redução nos juros, a alteração nos valores dos imóveis costuma ser uma realidade. Por isso, é importante avaliar com muita atenção o melhor momento de comprar a sua casa própria, a fim de tomar uma decisão mais assertiva e eficiente.

A dificuldade é uma realidade de muitas famílias, por isso, o planejamento deve ser feito com cautela e atenção, considerando todas as dificuldades e possíveis impasses apontados neste conteúdo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.