Triste, ALERTA GERAL para quem abastece o carro com GASOLINA

Saiba os motivos da grande diferença de preço entre os postos de combustíveis

Apesar de ter ocorrido uma redução nos valores dos combustíveis feito nas refinarias pela Petrobras, o consumidor final acabou sofrendo com o aumento nos preços, especialmente da gasolina. Então, uma antiga prática voltou a ser popular: a pesquisa pelos menores valores pelos motoristas até encontrar um posto que vende o litro da “gasosa” mais barato.

Todavia, por qual motivo o valor da gasolina tem essa variação (e muitas vezes exorbitante) de posto para posto? É o que você saberá na matéria de hoje do Notícias Concursos.

Leia mais: Brasileiros que usam Gasolina tomam novo susto HOJE 

Por que o preço da gasolina varia tanto de posto para posto?

De acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo), hoje em dia, a diferença nos preços deste combustível chega a ser de R$ 3,70 a cada litro, como acontece no estado de São Paulo. Isso ocorre porque o valor do combustível é livre, então, dependerá da margem do lucro desejada pelo dono do posto. Para tal, consideram-se os custos da revenda e distribuição do produto, que comumente variam por vários motivos.

A alíquota do ICMS, que é um dos impostos mais populares que incidem sobre o combustível, é diferente para cada estado. Ela também influencia nessa variação de custo.

Quando se está dentro de uma mesma cidade, qual é o motivo do preço variável do combustível?

Além da questão dos impostos, existem outros custos que o posto tem e que refletem no cálculo final. Por exemplo, há a manutenção do local, o aluguel do terreno, salário dos colaboradores (que é maior ou menor conforme regiões nobres) e IPTU.

Há de se contar também com os custos do transporte e da logística, que diferem de acordo com a localização dos postos. Assim, pode-se considerar que alguns deles estão em áreas que possuem pouca concorrência, então, isso permite que os preços sejam mais altos. Em locais onde se encontram vários postos próximos, a concorrência acaba se comprimindo, uma vez que o estabelecimento compete com os outros.

São mais fatores importantes que acabam por interferir no custo final do combustível:

  • O valor do barril do petróleo;
  • A cotação atual do dólar;
  • O preço do etanol – combustível que compõe 27% do total gasolina que é comercializada nos postos.

Então, conclui-se que não existe um limite de valor que o posto pode colocar na gasolina. Ademais, também não tem um valor máximo, ou mesmo necessidade de uma autorização dos órgãos públicos para o reajuste de preços repassados para o consumidor.

Em suma, é importante ressaltar que os valores baixos não querem dizer, precisamente, que os combustíveis foram adulterados. Em se tratando de alguma dúvida, os consumidores têm o direito de exigir que sejam realizados testes de qualidade na gasolina, assim como de volumetria das bombas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.