TRF2 terá novo concurso em breve, veja como iniciar os estudos

Confira mais detalhes sobre este concurso bastante concorrido

A previsão é de que o TRF2 terá novos concursos em breve. Por isso, é importante saber como iniciar os estudos.

Com a comissão de estudos formada, a previsão é de que muito em breve seja publicado mais um edital do concurso. Aliás, que deve disponibilizar vagas de nível médio e superior.

Para aqueles que desejam consolidar uma carreira no órgão, essa pode ser uma chance de ouro, logo, que não pode ser desperdiçada.

Por isso, fique com a gente e não deixe de ler até o final. Assim, fique bem informado sobre os detalhes do possível concurso TRF2.

Novo concurso TRF2, saiba mais

Há uma boa chance de que o TRF2 realize um novo concurso em breve. Isso porque a Presidência do Tribunal Regional Federal da 2ª região formou recentemente uma comissão de estudos.

Em suma, essa formação significa que pode ocorrer a publicação de um novo certame. Aliás, que deve disponibilizar vagas para cargos efetivos de nível médio e superior. Desse modo, o processo já está em andamento e o processo pode estar próximo.

Dessa forma, o TRF2 deve ofertar cargos para as carreiras de técnico e analista, contudo, as especialidades ainda não foram confirmadas pelo órgão. Vale lembrar que as sedes do TRF2 ficam nos estados do Rio de Janeiro e, também, no Espírito Santo.

Comissão de estudos do TRF2

Anunciada na última sexta-feira, dia 10 de fevereiro, a comissão de estudos do TRF2 é formada por 7 membros, sendo eles:

  • Mauro Souza Marques da Costa Braga, Desembargador Federal e presidente da comissão;
  • Fábio Cesar dos Santos Oliveira, Juiz Federal;
  • Cristiane de Paula Titoneli Freitas Pinheiro, assessora de juiz da vice-presidência;
  • Daniel Valiante de Rezende, diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas;
  • Vera Lúcia de Castro Nunes, assessora técnica de Gestão de Pessoas;
  • Ana Cristina Lana Pires e Albuquerque, coordenadora de Legislação de Pessoal;
  • Ana Lucia Mata Virgem Tavares, Subsecretaria de Contratações e Material, da estrutura da Secretaria Federal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro.

Assim, o TRF2 não estabeleceu prazos para os trabalhos da comissão. Vale dizer que a mesma está assinada pelo vice-presidente em exercício, Guilherme Calmon Nogueira da Gama.

O edital do concurso TRF2 sai quando?

A comissão foi formada para que os estudos sobre a abertura de um novo certame fossem realizados. Dessa forma, ainda não há previsão para a publicação do edital.

Afinal, antes de chegar a publicação do edital de concurso TRF2, é preciso cumprir diversas etapas preliminares.

Ademais, o lançamento deve ficar para o final de junho ou ainda para o decorrer do segundo semestre deste ano. Afinal, o último concurso do TRF2 ainda está dentro do prazo de validade.

Isso ocorreu pois, no fim de 2019, o prazo para vencimento da última edição do certame foi prorrogado por 2 anos, ou seja, até o dia 29 de novembro de 2021. Contudo, logo em seguida um ato afetou esse prazo, fazendo com que o concurso fosse válido até o dia 5 de junho deste ano.

Última edição do concurso do TRF2

A publicação do edital do último concurso TRF2 se deu em novembro de 2016. Nessa ocasião, todas as vagas disponíveis foram para cadastro reserva em cargos de técnico e analista em diversas especialidades.

Segundo levantamentos, mais de 204 mil candidatos participaram do concurso. Sendo que 146.779 foram no Rio de Janeiro e cerca de 57 mil no Espírito Santo.

O cargo de técnico judiciário sem especialidade ou técnico administrativo, foi o que teve mais concorrência. Em suma, foi um concurso com mais de 64 mil candidatos no Rio de Janeiro e mais de 25 mil no Espírito Santo.

A divisão da seleção ocorreu nas etapas a seguir:

  • Prova objetiva;
  • Redação;
  • Estudos e casos;
  • Avaliações prática e física.

A aplicação das provas dependia da escolha dos cargos. As primeiras a serem realizadas foram as etapas de escrita, sendo as provas objetivas são para todos os cargos.

A redação e os estudos de casos variavam, conforme a carreira escolhida pelo candidato.

A aplicação das objetivas ocorreu da seguinte forma:

  • Para o cargo de técnico sem especialidades, de nível médio, foram 40 questões de Conhecimentos Gerais e Específicos;
  • Enquanto, para os cargos de técnico com alguma especialidade, foram 60 questões das mesmas disciplinas;
  • Por fim, para os cargos de analista, as provas eram compostas de 40 a 60 questões das mesmas disciplinas, mas abordando diferentes assuntos.

Como o TRF2 terá um novo concurso em breve, é importante estar atento às notícias e começar sua preparação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.