Transações via Pix serão cobradas?
O Pix é uma das ferramentas de pagamento mais utilizada pelos brasileiros. No entanto, alguns rumores podem diminuir esses acessos. Pessoas afirmam que as operações serão cobradas em breve.
O Pix, desde que foi lançado, se tornou um dos principais meios de pagamentos do Brasil. Isso se deve a tecnologia e rapidez da ferramenta, que realiza transferências bancárias em segundos.
Outro fator que justifica o sucesso do Pix é sua gratuidade, que pode estar ameaçada, segundo discussões alheias. Muitas pessoas acreditam que m breve o serviço será pago. Será que isso é verdade?
Veja mais detalhes a seguir!
Operações via Pix começarão a ser pagas?
Em meio a tantos rumores, a orientação é ter calma. Até o momento, o Governo Federal não divulgou nada a respeito de uma possível cobrança em transferências utilizando o Pix para clientes pessoas físicas.
Na prática, os planos não chegam nem perto disso. Isso porque, a intenção é sempre melhorar o sistema e trazer mais vantagens aos usuários da ferramenta criada pelo Banco Central (BC).
Sendo assim, as milhões de pessoas que utilizam o Pix atualmente não devem se preocupar se ele deixará de ser gratuito. Além disso, o objeto do Governo Federal é ampliar ainda mais o número de pessoas que usam a ferramenta.
Por outro lado, no caso de pessoas jurídicas, caso não sejam registradas como MEI, é possível que taxas sejam cobradas. Tanto o envio como o recebimento dos valores podem ser taxados, todavia, não pelo BC, mas pela instituição responsável pela operação.
Pix do Nubank sai fora do ar na última quarta (5)
O Nubank, banco digital mais popular do Brasil, apresentou inconsistências no seu aplicativo no dia de ontem (5). A fintech estava novamente com instabilidades na sua aba Pix, apresentando demora no carregamento e falha no envio.
Diante disso, os usuários foram as redes sociais e também a plataforma Downdetector para reclamar dos problemas. Segundo eles, os erros se intensificaram no fim da manhã da quarta e, ao que tudo indica, atingiram todo o país.
Em resposta, a fintech disse: “Lamentamos o ocorrido e estamos trabalhando para normalizar as operações da maneira mais rápida e eficiente possível”.
No Twitter, o Nubank informou que a equipe técnica já estava atuando para resolver os problemas no aplicativo. “Não se preocupe, estamos passando por uma oscilação e o nosso time está trabalhando para corrigir isso, ok?”, afirmou o banco digital para um dos clientes afetados.
Vale ressaltar que na última semana, diversos bancos, incluindo o Nubank, passaram por problemas nas operações via Pix. Desta vez, a origem da situação estava relacionada a um servidor da Amazon Web Services (AWS), que apresentou falhas.