Revolução do Haiti de 1791: Três tópicos importantes 

A Revolução do Haiti de 1791, foi inspirada pelos ideais iluministas que ganharam grandes proporções durante o século XVI. 

Por isso, a Revolução do Haiti acabou tornando-se uma das maiores revoluções da modernidade e durou entre 1791 e 1804 conhecida também como Revolta de São Domingos. 

Além disso, o Haiti tornou-se o primeiro país da América Latina a conquistar a independência de sua colônia.

Nesse período o Haiti era conhecido como colônia de Saint Domingue, uma ilha que gerava muito lucro a França através da exportação de açúcar e café para todo o continente europeu. 

O tema poderá aparecer em questões do Enem e demais vestibulares. Por isso, acompanhe o artigo e fique ligado no assunto!

Contexto histórico da Revolução do Haiti de 1791

A Revolução do Haiti de 1791 surgiu por conta dos maus tratos aos escravos que viviam sobre uma terrível tortura, mutilação e humilhação proporcionadas pelos senhores de engenho. 

No ano de 1791, a população haitiana era formada principalmente por escravos negros que vinham do continente africano. 

A saber, Toussaint Louverture e Dutty Boukman lideraram a rebelião contra os franceses e Napoleão Bonaparte. 

Além disso, Louverture influenciou vários escravos a capturar e assassinar os senhores brancos da ilha. No entanto, as tropas da França resistiram às revoltas dos escravos. 

Entretanto, os revolucionários haitianos conseguiram reforços dos exércitos ingleses e espanhóis. 

Rapidamente Louverture, assume o governo haitiano, porém Napoleão Bonaparte consegue prendê-lo e levá-lo para Paris. Louverture morreu dois anos após sua prisão devido aos maus tratos na cadeia.

Ademais, mesmo sem um dos seus principais líderes, os haitianos continuam com a sua emancipação e Jean-Jacques Dessalines assume o comando da ilha, denominando-a de Haiti.  

Principais consequências

No ano de 1803 após vencerem as tropas francesas e proclamar independência, declara-se também o fim da escravidão no Haiti. 

No entanto, a independência do Haiti acabou não tão benéfica como os haitianos esperavam, afinal os haitianos tiveram de pagar uma enorme indenização aos franceses. 

Por isso, o país afundou-se em uma crise econômica sem precedentes, além disso os países que possuíam relação econômica com o Haiti, passaram a se afastar com receio de que outros países latino americanos também começassem uma revolução. 

Em síntese, por conta da terrível crise financeira, o Haiti chegou a ter dois regimes políticos, monárquico e republicano. Todavia, em 1820, Jean Boyer unifica o país através do regime republicano. 

A revolução do Haiti impactou a América Latina. A saber, no Brasil criou-se uma lei que punia severamente escravos que se inspiravam na Revolta do Saint Domingue. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a Revolução do Haiti?

Não deixe de ler também – 5 boas razões para aprender a língua inglesa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.