Resumão sobre a história da África do Sul

Localizada no continente africano a África do Sul possui um território presente entre os Oceanos Atlântico e Índico. 

Além disso, seu território é composto por planaltos, cordilheiras, desertos e savanas. Ademais, possui clima temperado e subtropical. 

Sua população é de cerca de 58 milhões de sul-africanos, onde quase 80% são negros. A saber, os principais idiomas do país são o inglês e o africâner. 

Devido sua importância histórica, a África do Sul poderá ser cobrada no Enem e nos demais vestibulares do país. Por isso, acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!

Tópicos importantes sobre a história da África do Sul

Selecionamos quatro tópicos importantes sobre a história da África do Sul, veja abaixo cada um deles.

Pré-História e Período Pré-colonial

A região da África do Sul foi colonizada pelo povo Khoisan, um povo formado por caçadores e coletores. 

Já no período Pré-colonial entre os séculos I e XIV os Khoisans acabaram conquistados pelo povo Bantu, passando a dominar o território. 

Dessa maneira, entre os séculos IX e XIV começa na região a criação do Império Mapungubwe. 

Período Colonial

Em 1488 o navegador português Bartolomeu Dias contorna o cabo da boa esperança e começa a usar a Ilha Robben como feitoria para o caminho das Índias. 

Já em 1652, o holandês Jan Van Riebeeck, administrador da Companhia Holandesa das Índias Orientais, cria a Colônia Holandesa do Cabo. 

Ademais, em 1795, a Colônia Holandesa do Cabo, acaba conquistada pelos ingleses, após Napoleão conquistar as províncias holandesas. 

Além disso, entre 1899 e 1902, ocorreu a Guerra do Bôeres onde os ingleses, que visavam as minas de diamante da região, enfrentaram colonos holandeses e franceses da região. 

A Inglaterra saiu vencedora do conflito e passou a dominar boa parte dessa região. 

Século XX

Em 1910, a Inglaterra criou a União da África do Sul como domínio do Império Britânico. Instituem a língua inglesa como a oficial da região e os negros acabam perdendo seus direitos poíticos e sociais. 

Já no ano de 1948, cria-se a estrutura política, social e econômica do Apartheid “sistema legalizado que discriminava racialmente os negros e proporcionava o domínio branco no país). 

No entanto, em 1961, a União da África do Sul conquista a independência da Inglaterra, constituindo assim a República da África do Sul. 

A saber, o Apartheid só chegou ao fim na África do Sul em 1994 com eleições livres em 27 de abril. Nesse pleito, Nelson Mandela tornou-se presidente do país. 

Século XXI

No ano de 2010 a África do Sul sediou a Copa do Mundo de Futebol, tornando-se a primeira nação africana a sediar o principal evento esportivo do mundo. 

Para tal acontecimento o governo do país investiu em parceria com a iniciativa privada, investiram bilhões de dólares na infraestrutura do país. 

Por fim, além dos benefícios econômicos e de infraestrutura, a África do Sul passou a destacar-se no cenário mundial. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a África do Sul?

Não deixe de ler também – História antiga: 5 tópicos importantes sobre os Fenícios.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.