TJMS alerta para falso leilões; veja como se proteger - Notícias Concursos

TJMS alerta para falso leilões; veja como se proteger

Golpes de estelionatários pela internet tem se tornado cada vez mais comuns, por isso é tão importante ler sobre os novos tipos de crimes já que podem ser bastante convincentes. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul inclusive chamou atenção para o golpe dos falsos leilões, veja como funciona abaixo.

Golpe do falso leilão

Um golpe que vem crescendo na internet, ainda mais com a pandemia, é o golpe dos falso leilões. E como este tipo de crime é aplicado?

Saiba que os criminosos criam um falso site de leilões e informam que são autorizados pelo Tribunal de Justiça do Estado para ganhar a credibilidade da vítima, mas tudo não passa de uma fraude.

Os criminosos colocam o site para funcionar, anunciam supostos produtos apreendidos, como carros, por exemplo. Feito isso, se as pessoas de fato acreditarem no site, recebem  o dinheiro e somem sem a vítima nunca receber o item.

Importante mencionar que muitas vezes os criminosos até colocam um suposto endereço do pátio ou até fotos. Por isso, é sempre importante desconfiar.

Como se proteger?

Para se proteger deste tipo de crime é importante buscar a reputação do site e da empresa, antes de fazer qualquer pagamento. Uma das ferramentas possíveis são as avaliações do Google e também as da plataforma do Reclame Aqui. 

Além disso, é importante buscar o CNPJ da empresa e ver a situação. Mesmo que exista um CNPJ, não é a única coisa que deve ser observada

“A maioria usa CNPJ, mas hoje em dia é fácil criar um, até pela internet. O endereço usado também pode ser próximo a locais onde realmente existem garagens, então é preciso estar alerta”, afirmou em entrevista ao Campo Grande News, o delegado Geraldo Marim Barbosa.

A recomendação é que antes de comprar pelo site de leilões você busque a lista de empresas autorizadas no seu estado. Isso deve ser feito procurando diretamente no site oficial do respectivo Tribunal de Justiça. Todo cuidado é pouco na hora de comprar veículos em leilões pela internet, já que, de acordo com o delegado, até pessoas experientes já caíram em golpes.

Pesquisar sempre e o máximo é sempre a principal recomendação. Você pode levar até um tempo a mais e ter mais trabalho, mas pode evitar que cai num golpe que te dê um grande prejuízo financeiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?