TJMS alerta para falso leilões; veja como se proteger

Golpes de estelionatários pela internet tem se tornado cada vez mais comuns, por isso é tão importante ler sobre os novos tipos de crimes já que podem ser bastante convincentes. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul inclusive chamou atenção para o golpe dos falsos leilões, veja como funciona abaixo.

Golpe do falso leilão

Um golpe que vem crescendo na internet, ainda mais com a pandemia, é o golpe dos falso leilões. E como este tipo de crime é aplicado?

Saiba que os criminosos criam um falso site de leilões e informam que são autorizados pelo Tribunal de Justiça do Estado para ganhar a credibilidade da vítima, mas tudo não passa de uma fraude.

Os criminosos colocam o site para funcionar, anunciam supostos produtos apreendidos, como carros, por exemplo. Feito isso, se as pessoas de fato acreditarem no site, recebem  o dinheiro e somem sem a vítima nunca receber o item.

Importante mencionar que muitas vezes os criminosos até colocam um suposto endereço do pátio ou até fotos. Por isso, é sempre importante desconfiar.

Como se proteger?

Para se proteger deste tipo de crime é importante buscar a reputação do site e da empresa, antes de fazer qualquer pagamento. Uma das ferramentas possíveis são as avaliações do Google e também as da plataforma do Reclame Aqui. 

Além disso, é importante buscar o CNPJ da empresa e ver a situação. Mesmo que exista um CNPJ, não é a única coisa que deve ser observada

“A maioria usa CNPJ, mas hoje em dia é fácil criar um, até pela internet. O endereço usado também pode ser próximo a locais onde realmente existem garagens, então é preciso estar alerta”, afirmou em entrevista ao Campo Grande News, o delegado Geraldo Marim Barbosa.

A recomendação é que antes de comprar pelo site de leilões você busque a lista de empresas autorizadas no seu estado. Isso deve ser feito procurando diretamente no site oficial do respectivo Tribunal de Justiça. Todo cuidado é pouco na hora de comprar veículos em leilões pela internet, já que, de acordo com o delegado, até pessoas experientes já caíram em golpes.

Pesquisar sempre e o máximo é sempre a principal recomendação. Você pode levar até um tempo a mais e ter mais trabalho, mas pode evitar que cai num golpe que te dê um grande prejuízo financeiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.