Tive contato com alguém com Covid-19. Preciso ser afastado do trabalho?

Tive contato com um colega com Covid-19. Preciso ser afastado do trabalho?

De acordo com as novas regras trabalhistas sobre o assunto, trabalhador precisa ser afastado depois de ter contato com a Covid-19

Em tempos de aumento de casos de Covid-19, muita gente está tendo muitas dúvidas sobre a situação dos trabalhadores brasileiros. Afinal de contas, o que é que está decidido neste sentido? Quais são as regras que existem para o empregado neste momento? Quais são os direitos para quem contrai e para quem tem contato com quem contrai a doença?

Muitas são as questões neste sentido. Uma dessas perguntas está circulando pelas redes sociais neste momento. “Eu tive contato com uma pessoa que teve Covid-19. Meu chefe não me afastou. Isso está certo?”, perguntou uma usuária em sua rede social. De acordo com as regras gerais, a resposta para essa indagação é não.

Em conformidade com normas oficiais, o cidadão que tem contato com um colega oficialmente infectado com a Covid-19 precisa se afastar. Mas existem regras para isso. De acordo com as regras gerais, o cidadão que passa por essa situação pode ficar em casa e deve fazer um teste depois do quinto dia de isolamento.

Esse exame só deve acontecer caso a empresa o solicite. Vale lembrar que neste momento o país está à beira de uma crise de testes para Covid-19. O que se sabe é que o empregado não tem a obrigação de encontrar um. A própria empresa é que precisa conseguir e pagar por esse procedimento. É o que dizem as normas.

Caso o empregador não tenha solicitado esse exame, então o empregado vai poder seguir em casa por mais tempo. Segundo consta nas normas gerais, nesta situação o trabalhador pode ficar afastado por 10 dias contando do momento do contato com o infectado. Se ele estiver sem sintomas, poderá voltar para o trabalho no 11º dia.

Novas normas

Vale lembrar que o Governo Federal acabou de baixar um decreto com novas regras em torno da situação dos trabalhadores em plena pandemia do coronavírus. A partir de agora fica acordado que o empregado precisa voltar ao trabalho em 7 dias.

Isso considerando que esse cidadão não está mais apresentando sintomas e não sofreu nenhum tipo de piora. Antes, esse prazo era de 10 dias, no mínimo. A mudança aconteceu após pressão de vários setores sobre o Governo Federal.

Boa parte dessas regras estão sendo criadas neste momento e causando uma enorme confusão na cabeça de muita gente. É que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não possui regras claras para situações como essa.

Trabalho x pandemia

A situação da pandemia do novo coronavírus no país voltou a piorar no início deste ano de 2022. De acordo com dados oficiais das secretarias de saúde, o que se sabe mesmo é que o número de infectados é o maior desde a chegada do vírus em solo nacional.

Mas o número médio de mortes diárias segue mais baixo do que estava se registrando nos últimos meses. De acordo com analistas, isso pode ter relação com o início da vacinação no país.

Tomando como base os números mais recentes, sabe-se que cerce de 70% da população brasileira já está vacinada com as duas doses da vacina contra a Covid-19. Especialistas acreditam que esse número precisa subir ainda mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?