Entrevista de emprego online: aspectos técnicos e comportamentais 

A entrevista de emprego online envolve aspectos técnicos e comportamentais. Confira dicas adaptáveis e relevantes para o candidato!

A entrevista de emprego online requer uma preparação da parte do candidato, tal como a entrevista de emprego tradicional. Entretanto, há alguns aspectos técnicos que podem ser diferenciais para o candidato.

Entrevista de emprego online: aspectos técnicos e comportamentais 

É importante que o candidato se direcione ativamente para que o processo de recrutamento e seleção ocorra de maneira orgânica, mesmo em uma entrevista de emprego online.

Faça testes

Por isso, é importante que faça testes em sua conexão, de modo que evite criar gargalos no processo da entrevista de emprego. Sendo assim, na condição de candidato, busque por um ambiente iluminado. Se for possível, coloque uma luz para que você seja bem visualizado e faça o uso de fones de ouvido como microfone.

Ambiente: luz e som

Visto que essa é uma maneira simplificada de isolamento acústico que funciona muito bem. Além disso, teste os aplicativos que serão utilizados no  decorrer da entrevista de emprego online.

Papel e caneta

Faça anotações no momento da entrevista de emprego online. Dessa forma, você poderá fazer uso direto do espaço para perguntas que é dado ao candidato no final de cada processo seletivo. Além disso, essa é uma maneira de demonstrar interesse real pela vaga.

A sua postura corporal

Tenha cuidado para que a sua postura seja positiva e assertiva. Por isso, é relevante que você não segure o seu celular Smartphone ou tablet, por exemplo. Faça uso dos suporte para o seu aparelho. Dessa forma, você não irá cansar seu braço e evita desfocar o processo.

Delay

Além disso, é relevante que você se atente ao delay, que pode atrapalhar a comunicação entre o emissor e o receptor durante uma conversa online. O delay é aquele pequeno atraso oriundo do sistema VoIP, que pode fazer com que você interrompa o seu entrevistador por conta da ansiedade e da falha na comunicação.

Trabalhe a sua respiração

Outro ponto muito importante para o candidato é trabalhar a sua respiração. Sendo assim, respire fundo e trabalhe a sua ansiedade para que você não se deixe dominar pelo nervosismo durante o processo seletivo.

Disponibilidade

Além disso, é relevante que você deixe claro durante a entrevista de emprego online a sua disponibilidade para atuação Home Office, presencial ou de maneira híbrida. Já que esse é um ponto bastante relevante  para uma empresa que costuma fazer o seu processo de recrutamento e seleção de forma online, visto que a atuação remota pode ser uma prática cultural.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.