4 maneiras de tirar manchas de roupas

Confira truques fáceis para cuidar de cada peça

Para limpar corretamente suas peças de vestuário é sempre necessário fazer isso com muita atenção e cuidado. Principalmente por conta dos diferentes tecidos que podem influenciar no modo de lavagem. Mas geralmente, as técnicas são simples, podendo complicar um pouco mais quando o assunto é tirar as manchas de roupas, pois exige alguns procedimentos mais específicos. Assim, confira 4 dicas para tirar manchas de roupas que estão acumuladas.

Sendo assim, não se assuste, pois existem maneiras bem corriqueiras para resolver esse problema. Por isso, fique sossegado, afinal, fórmulas caseiras são super eficientes e, por isso, você vai resolver isso com ingredientes simples e fáceis.

Tirar manchas de roupas -- Reprodução Canva
Tirar manchas de roupas — Reprodução Canva

Solução de vinagre com limão

Você já conhece esses dois componentes, afinal, estão na vida dos donos de casa de plantão. Isso porque, a sua combinação forma uma solução bem versátil capaz de limpar inúmeros objetos. Em relação às roupas, essa mistura é muito útil para tirar manchas de que são resultado do acúmulo de suor ou de desodorantes. Assim, pode ser usada diretamente no tecido ou diluída no momento da lavagem.

A preparação é bem simples: adicione 1 colher de sopa de vinagre em um recipiente com 15g de bicarbonato de sódio. Em seguida, acrescente uma quantidade de limão espremido que seja suficiente para formar uma pasta. O ideal é utilizar uma escova para esfregar a solução diretamente sobre a mancha e deixar agir por uma hora em temperatura ambiente.

Após esse período, mantenha a roupa submersa em água morna por mais 1 hora e meia, podendo ser em um balde ou em uma bacia. Caso a sujeira permaneça, repita esse processo e acrescentar uma colher de vinagre branco nessa última etapa.

Solução de bicarbonato

Essa mistura, por sua vez, é feita exclusivamente com bicarbonato e seu diferencial será especificamente a temperatura da água. Aqui, a lavagem da sujidade deve ser feita com água fervente e servirá para tirar manchas de roupas causadas por café ou chá que porventura foram derramados no tecido.

Caso o local seja de difícil acesso, você pode usar um cubo de gelo para esfregar. Assim, ele irá dissolver o líquido e irá gerar um choque térmico importante para remover, principalmente, as manchas secas. Nesse caso, aplique o bicarbonato diretamente sobre a roupa, pois vai permanecer agindo por uns 30 minutos. Em seguida, é só completar a limpeza de maneira habitual.

Solução com amido de milho 

Essa técnica é interessante para tirar manchas de roupa feitas por gordura ou até mesmo graxa. Como essas substâncias são mais difíceis de serem removidas, o tempo de ação da receita deve ser obrigatoriamente longo e cuidadoso. Nesse caso do piche, complemente as dicas a seguir com o uso de manteiga ou margarina.

Assim, para realizar o preparo, polvilhe talco ou amido de milho sobre o local sujo e deixe essa peça em repouso por 24 horas em temperatura ambiente. Logo após, no dia seguinte, a lavagem deve ser feita com sabão neutro e água quente, seguindo para o enxague da sua forma mais habitual. Caso permaneça, esfregue com uma escovinha molhada em benzina, mas com bastante atenção para não entrar em contato com a pele.

Solução com álcool e demaquilante 

Um dos acidentes que acontecem com frequência com quem usa maquiagem, é derrubar um pouco dela nas peças, seja de sombras, blushes, bases, corretivos, etc. Nesse caso, a mistura mais ideal é feita com álcool ou vinagre, pois possuem ação antioxidante sobre o tecido.

Dessa maneira, para fazer a mistura, você deve utilizar uma dessas substâncias em conjunto com um demaquilante obrigatoriamente sem óleo. Assim, coloque os itens em um recipiente e utilize um algodão como instrumento para esfregar a roupa. É importante, ainda, usar uma folha de papel toalha no lado de dentro da peça para evitar maiores desastres.

Por fim, você deve utilizar o algodão umedecido com o líquido previamente preparado e pressionar até tirar a mancha da roupa completamente. A melhor forma de tornar esse processo mais eficiente é não demorar a realizá-lo depois que os produtos caírem sobre as vestes, pois esse tempo faz com que a penetração seja maior e, logo, a remoção se torne mais difícil.

Assim, aprenda a utilizar as dicas a seu favor e tenha sempre roupas bem conservadas e lavadas com perfeição! Não deixe para misturar tudo sem pensar no amanhã! Já pensou que pena seria perder uma boa roupa apenas por descuido e por manchar irreversíveis? Volte nesse artigo sempre que achar necessário lembrar de cada receitinha para remover essas manchas que nos aterrorizam!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.