Tipos de conjuntivite: Conheça cada uma delas e saiba como prevenir

Você sabia que existem 4 principais tipos de conjuntivite e que cada uma delas requer um tipo de tratamento específico para não prejudicar ainda mais a saúde ocular? Se ainda não, então não deixe de acompanhar nosso conteúdo de hoje.

Quais são os sintomas da conjuntivite?

Os sintomas da conjuntivite são bastante clássicos, e começam de maneira gradativa até que se tornem bem visíveis. Por exemplo, você pode sentir um pequeno incômodo ocular, como a sensibilidade à luz ou a sensação de “areia” nos olhos.

Com o desenvolvimento do quadro, outros sintomas podem aparecer. São eles:

  • Vermelhidão nos olhos, causada pela dilatação das veias.
  • Secreções com cores mais intensas e em maior quantidade.
  • Sensibilidade à luz.
  • Sensação de que há “sujeira” nos olhos.
  • Dor nos olhos.
  • Coceira e irritação.
  • Olhos inchados.
  • Pus e até mesmo coriza.

Quais são os tipos de conjuntivite?

Embora a conjuntivite seja vista como a inflamação da conjuntiva, ela apresenta-se em formas diferentes, que necessitam de atenção e cuidado distintos. Por isso, a automedicação não é recomendada e é preciso que você busque auxílio médico para lidar com o problema.

Com isso em mente, veja agora quais são os tipos de conjuntivite que existem:

  • Conjuntivite bacteriana: A incidência desse tipo de conjuntivite não é tão alta, e costumeiramente acomete os dois olhos por, no máximo, três semanas. Nesse caso, o paciente apresenta uma secreção na cor esverdeada ou amarelada. Os sintomas não atrapalham a visão, assim como o vermelhidão intenso é bastante notável.
  • Conjuntivite viral: Esse é o tipo de conjuntivite mais comum, por conta da sua facilidade de transmissão. A duração é de até 7 dias, e costuma desaparecer praticamente de modo espontâneo. A visão pode ficar mais turva, além de que o processo inflamatório pode ocasionar a formação de uma chamada “pseudomembrana”, que deve ser tratada para não agravar o problema.
  • Conjuntivite alérgica: Nesse tipo de conjuntivite, a conjuntiva inflama por conta do contato com poeira ou poluentes, por exemplo. A duração pode ser maior do que duas semanas. Pessoas que usam lente de contato podem sofrer mais com essa conjuntivite, caso não façam a higienização correta. Vale ressaltar que esse tipo não é contagioso.
  • Conjuntivite tóxica: Alguns agentes químicos como maquiagem, sprays e cosméticos também podem ocasionar a inflamação e a irritação na conjuntiva.

Como prevenir o problema?

Para prevenir o problema é preciso apostar na higienização correta das mãos, roupas de cama, toalha de rosto e demais acessórios e utensílios pessoais.

No caso de contato com pessoas com sintomas, evite de tocar na mão da pessoa e depois levar a sua própria mão ao rosto. Além disso, lave-as sempre com água corrente e sabão neutro.

Evite dormir com quem está com conjuntivite, e troque frequentemente a roupa de cama da pessoa contaminada.

Do mesmo modo, não use roupas ou acessórios de outra pessoa, assim como você não deve emprestar as suas. O mesmo vale para maquiagem: ela é de uso pessoal.

Lembre-se que assim como você não compartilha a sua escova de dentes, outros objetos pessoais também não devem ser compartilhados. Dessa forma, você evita grande parte dos tipos de conjuntivite. Cuide-se!

Veja também: Primeiros socorros em casos de cortes – Saiba como proceder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.