Texto expositivo: características e como fazer - Notícias Concursos

Texto expositivo: características e como fazer

O texto expositivo se caracteriza por ser uma produção que tem como objetivo principal apresentar uma assunto ou trazer dados sobre o mesmo. Para isso, é possível usar no texto dados e explicações de outras áreas do conhecimento a fim de produzir um texto verídico e com informações que tenham comprovação. 

O texto expositivo serve ainda para sintetizar ou analisar a fundo um conceito, fenômeno ou teoria. Esse tipo textual é muito comum no no meio acadêmico e pode se subdividir em outras variações. 

Duas das principais variações são o texto expositivo informativo e o texto expositivo argumentativo. O primeiro visa informar o leitor a respeito de aspectos importantes sobre um dado assunto, trazendo assim mais informações para ampliar o conhecimento de quem lê o texto. O argumentativo, por sua vez, além de trazer informações, traz um ponto de vista ou uma opinião que seja baseada em argumentos sólidos com o intuito de convencer o leitor.  

Como criar um texto expositivo?

Dependendo da intenção de comunicação, o texto expositivo pode ter diferentes usos. No entanto, alguns aspectos na sua estrutura são comuns a todas essas variações. Por isso, é preciso seguir de perto essas características. Para construir um texto expositivo, em primeiro lugar, é necessário escolher o conteúdo e selecionar o máximo de informações sobre ele. Em seguida, é hora de pensar na estrutura. Nesse sentido, há dois métodos eficientes. São eles a composição e a decomposição.  

Por meio da composição é possível apresentar diversos conceitos sobre um tema. Ela se caracteriza pela estrutura sintática formada por sujeito + predicado + complemento, e é preciso sempre utilizar o tempo presente. Já a decomposição não se limita a apenas um tema e pode conectar vários fenômenos em um único texto. Nesse modelo é comum utilizar o verbo sem o predicativo nominal ou outros verbos com complemento direto. 

Além disso, um texto expositivo ainda pode apresentar outras aspectos como a intertextualidade e a descrição, por exemplo, que pode ser feita através de aspectos visuais para auxiliar a leitura.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Leia também Dicas de como fazer um bom TCC.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?