Como fazer uma redação dissertativo-argumentativa

redação Enem

A redação dissertativo-argumentativa se caracteriza como um tipo textual que tem como função persuadir o leitor, convencê-lo de algo. Para tanto, o autor precisa expôr ideias, informações, conceitos, problemas e mobilizar argumentos em defesa de seu ponto de vista.

Ou seja, o escritor de textos dissertativo-argumentativos deve atribuir qualidades acerca daquilo que fala, deve reforçar sua posição em relação à ideia que expõe, isso por meio de sua tese, argumentos, explicações e desdobramentos.

Ademais, em redações para o Enem, o autor deve apresentar também uma proposta de intervenção ao problema discutido no texto. 

A estrutura da redação dissertativo-argumentativa

Em princípio, os textos dissertativos apresentam estrutura mais rígida, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, cada parágrafo apresenta elementos específicos, como tópico frasal, argumentação, entre outros. Por fim, tais textos têm entre 3 e 4 parágrafos e extensão de escrita entre 20 e 30 linhas.

Vamos nos aprofundar mais acerca dos elementos da redação do Enem

Introdução

Em primeiro lugar, é importante lembrar que o parágrafo introdutório é a “porta de entrada” da redação dissertativo-argumentativa, pois ele apresenta informações básicas acerca do tema e dos problemas discutidos nos parágrafos de desenvolvimento.

Tal parágrafo deve apresentar contextualização acerca do tema, tese/opinião acerca do tema e os pontos de discussão que serão explorados nos parágrafos de desenvolvimento, os objetivos ou ideias-chave.

Nesse parágrafo, é importante ser claro, objetivo e manter a progressão das informações, promover a clara compreensão do conjunto textual.

Desenvolvimento

Ademais, o desenvolvimento é parte da redação em que se deve aprofundar as discussões sobre o tema, trabalhar o recorte temático. Para tanto, deve apresentar tópico frasal, os argumentos acerca da problematização, mobilizar informações, argumentos, conceitos e sustentar um ponto de vista.

Nesta parte do texto autor deve convencer o leitor de que é legítimo o seu posicionamento acerca do recorte temático, do problema tratado no tema.

Conclusão

Para encerrar a redação, é necessário fazer uma síntese das questões abordadas nos parágrafos de introdução e de desenvolvimento.

Em outras palavras, o autor deve apresentar resultados da discussão, mostrar o que foi abordado acerca do tema e a que conclusão ele chegou.

Por fim, deve apresentar também a proposta de intervenção para os problemas levantados ao longo do texto, deve apresentar uma proposta de intervenção para cada ideia-chave.

Em resumo, a redação dissertativo-argumentativa deve conter:

Elementos do texto dissertativo-argumentativo
Modelo pronto de redação para o Enem

As características da redação dissertativo-argumentativa para Enem

 

  • Deve ser escrito de modo formal: apresentar pontuação e acentuação adequada, concordância e regência corretamente empregada etc;
  • ter projeto de texto claro e objetivo;
  • apresentar contextualização dos parágrafos ou tópicos frasais;
  • possuir tese ou problematização;
  • expôr argumentos: ideias, fatos, conceitos;
  • conter desdobramentos dos argumentos, embasamento ou fundamentação: apresenta fontes, dados, pesquisas, exemplos etc. sobre os argumentos – ideias primárias;
  • mostrar reflexão crítica: posicionamento acerca dos problemas abordados no texto;
  • apresenta solução para os problemas discutidos no texto: proposta de intervenção.

Observação: é importante prezar pela construção do projeto de texto antes de iniciar a sua escrita.  A partir dele o autor irá construir um conjunto textual harmônico, coerente e produtivo, terá maior facilidade no encadeamento dos elementos que devem aparecer no conjunto textual que compõe a redação dissertativo-argumentativa para Enem.

Leia também: Como fazer uma boa introdução de redação para o Enem; clique aqui.

Ficou com alguma dúvida? Deixei seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.