Aprenda como fazer um bom projeto de texto para redação Enem

O projeto de texto é parte importante do planejamento e construção da redação do Enem. Isso porque o autor deve selecionar informações, conceitos e opiniões que irão compor a unidade textual, deve pensar e organizar as ideias de maneira lógica e produtiva antes mesmo de iniciar a escrita da redação.

Assim, para selecionar, organizar e relacionar os elementos essenciais da redação dissertativo-argumentativa, o planejamento das etapas do texto deve anteceder a sua escrita.

Feito isso, o esqueleto do texto irá orientar o autor no estabelecimento dos pontos de discussão centrais acerca do tema e dos elementos constantes em cada um desses pontos para defesa seu ponto de vista.

Por esse motivo, abaixo será apresentada a definição do que é um projeto de texto e como o autor pode construí-lo.

 

O Projeto de texto redação Enem, definição

 

O projeto de texto nada mais é do que a esquematização dos tópicos da redação e dos elementos que o autor irá utilizar para desenvolver cada um desses tópicos, é o planejamento prévio da redação.

Pensada a estratégia  argumentativa, o escritor define quais ideias, informações e conceitos sustentarão a defesa de seu ponto de vista.

Conforme a cartilha do participante do Enem, o projeto de texto tem por função esquematizar a redação e otimizá-la. Ou seja, a partir dele o autor planeja como organizar as ideias, a gradação do conteúdo, a seleção de informações e opiniões e, então, incia a construção da redação, perpassando cada um dos tópicos selecionados previamente.

 

Como fazer um bom projeto de texto

 

Para construir um bom projeto de texto, é preciso ler atentamente os textos motivadores apresentados na prova dissertativa.  A partir deles, o autor deve mobilizar argumentos, informações, conceitos, dados, pesquisas ou exemplos para defesa do ponto de vista acerca do tema.

Para o parágrafo introdutório, o autor/vestibulando precisa decidir qual tipo de contextualização será empregado para apresentar o tema.

Após selecionar as informações sobre o tema que utilizará no texto, deve criar o rascunho da tese, a opinião sobre o problema central de que trata o tema.

Por fim, os objetivos de discussão para os parágrafos de argumentação e as respectivas propostas de intervenção também devem ser topicalizadas no projeto de texto.

Concluída esta etapa inicial, o projeto de texto da redação do Enem estará pronto, e o caminho que o autor percorrerá em sua produção será evidenciado de maneira mais fácil, clara e otimizada.

Estruturalmente, é importante organizar em tópicos as informações pensadas para cada parágrafo do texto – para introdução, desenvolvimento e conclusão.

Feito o planejamento é hora de começar a escrever o texto.

 

Veja abaixo um modelo pronto de projeto de texto

 

Esquema do projeto de texto para redação Enem

 

Leia também: Como fazer uma redação dissertativo-argumentativa

Ficou com alguma dúvida, deixei seu comentário abaixo…..

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.