Termos contábeis relevantes no empreendedorismo

Alguns termos contábeis são relevantes no empreendedorismo. Saiba mais sobre balanço patrimonial, DRE, custos fixos e variáveis, dentre outros!

Dentro do empreendedorismo é importante que alguns termos fiquem conhecidos pela gestão, independentemente do segmento de atuação da empresa.

Termos contábeis relevantes no empreendedorismo

Por isso, alguns termos contábeis devem ser claros para o empreendedor, considerando a necessidade administrativa de uma empresa, independentemente do seu porte.

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial é um termo muito utilizado na rotina das empresas. Trata-se de uma demonstração contábil que indica a situação atual da organização. De forma sucinta, o balanço patrimonial objetiva uma análise econômica da empresa, considerando o cenário econômico real do momento. 

Pilares

Os pilares do balanço patrimonial são os ativos, passivos e o patrimônio líquido.

Ativos e passivos

Resumidamente, os ativos são bens e direitos da empresa; ao passo que os passivos representam as obrigações com terceiros, tais como o pagamento de impostos, tributos etc.

Patrimônio líquido

O patrimônio líquido se refere ao capital investido, o resultado acumulado e as reservas necessárias, independentemente se demonstrar lucro ou prejuízo.

Demonstração de Resultado de Exercício (DRE)

A Demonstração de Resultado de Exercício (DRE) demonstra lucros e prejuízos por meio das receitas, custos, mercadorias, despesas, taxas e impostos. De forma sucinta, a demonstração se refere às operações financeiras da empresa em um determinado período.

Custos fixos e variáveis 

Custos fixos são os pagamentos efetuados para o funcionamento da empresa, como o aluguel, contas de consumo etc. Os custos variáveis são os custos relacionados ao nível de produção, fornecedores, quantidades etc. Ou seja, são custos que podem passar por mudanças.

 Fato gerador

Fato gerador é um termo utilizado dentro do jurídico contábil. Contudo, é amplamente utilizada pelos profissionais da área, contextualizando os tributos da empresa. Assim sendo, esse termo é utilizado como um indicador de obrigações tributárias, sendo um termo relacionado ao pagamento de impostos. 

A empresa deve contratar um profissional da área contábil

É importante ressaltar que todas as explicações estão sucintas. Visto que cada empresa tem sua particularidade, o seu regime tributário e deve respeitar outros aspectos da legislação, considerando a reforma trabalhista e os acordos coletivos, por exemplo.

Organize a sua empresa em diversos aspectos

Por isso, independentemente do porte da empresa, é importante que se faça a contratação de um profissional da área contábil. Visto que as obrigações com o Fisco devem estar em dia para que a empresa funcione de maneira correta. Sendo assim, o suporte de um profissional da área contábil pode ser um diferencial competitivo na organização financeira, tributária e legal de uma empresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.