Como ter uma boa semana de trabalho?

Para ter uma boa semana de trabalho você pode colocar em prática uma série de medidas que contribuem para a qualidade de vida como um todo. Afinal, não podemos separar a nossa pessoa “pessoal” da nossa pessoa “profissional”. Por isso, investir em ações dentro e fora do ambiente de trabalho é importante para construir uma rotina muito mais agradável. Vejamos algumas ideias no decorrer deste texto.

Como ter uma boa semana de trabalho?

Existem diversas possibilidades de organização e rotina que podem nos ajudar a ter uma boa semana de trabalho. Algumas são mais simples de serem colocadas em prática, outras exigem um pouco mais de dedicação. No entanto, é importante pensar na “recompensa” que determinadas medidas são capazes de gerar, para assim poder ter uma semana muito mais agradável, de uma maneira geral. Veja a seguir:

1. Organização com antecedência

Pode parecer um pouco óbvio, mas a verdade é que nem todo mundo valoriza, da forma correta, a organização com antecedência. Claro que não estamos falando de organizar o mês todo, de forma extremamente perfeccionista, antes mesmo de ele começar, mas, sim, estamos falando de se preparar para os próximos três ou cinco dias úteis, com antecedência.

Esse tipo de organização ajuda a impedir que você se depare com “surpresas” na hora de trabalhar. Afinal, terá uma visão mais clara de tudo o que precisa ser feito ao longo dos dias, o que otimiza o tempo e até mesmo gera a sensação de controle.

2. Cuidado com a procrastinação

A procrastinação é uma grande armadilha na vida das pessoas. Se você aprender a detectá-la e buscar lutar contra ela de modo consciente, terá maiores chances de ter uma boa semana de trabalho.

Por exemplo, se você percebe que procrastina mexendo nas redes sociais, diga para si mesmo: “não vou mexer nisso agora, deixarei para o meu momento de pausa”, e tente se “obrigar” a realmente seguir com essa ideia.

Dominar a procrastinação não é fácil, mas é possível.

3. Não se esqueça das pausas necessárias

As pausas necessárias, ao longo dos dias de trabalho, fazem toda a diferença na sua produtividade e, claro, na sua saúde mental.

Por conta disso, estipule, na sua agenda, aqueles momentos que serão usados como pausa para descansar; distrair-se com atividades que, durante o trabalho, geram procrastinação; e assim por diante. Desse modo, você terá um momento para essas coisas mais “banais”, sem culpa e sem problemas com a agenda – ao mesmo tempo em que descansa a sua mente.

4. Foco no aqui e agora

Focar no aqui e agora, ou seja, em um dia de cada vez, pode ajudar a reduzir aquele sentimento de que temos “uma semana imensa pela frente”.

Foque em cada passo, cada finalização, cada tarefa entregue. Assim, poderá reduzir sensações negativas e ter uma boa semana de trabalho.

5. Inclua hábitos saudáveis na rotina

Incluir bons hábitos na rotina, para além do trabalho, também é importante.

Cuidar do sono, da alimentação, da saúde física e mental são alguns dos exemplos do que pode nos ajudar a ter uma boa semana de trabalho.

Construa uma rotina que priorize o seu bem-estar e a sua saúde, e usufrua de uma vida mais plena e equilibrada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.