Como ter uma boa relação com o chefe?

Ter uma boa relação com o chefe é algo que pode mudar a nossa forma de se relacionar com o dia a dia de trabalho. Até porque, uma relação truncada com o chefe pode ocasionar problemas na compreensão do que deve ser feito, necessidade de retrabalho, conflitos, etc. Por isso, saber se aproximar de uma maneira assertiva é interessante e pode mudar a forma de lidar com a rotina de trabalho.

Porém, como podemos construir uma boa relação com o nosso chefe? Neste texto, apresentamos algumas considerações. Acompanhe!

Como ter uma boa relação com o chefe?

Para ter uma boa relação com o chefe é necessário saber escutar, ser empático e comunicar-se de maneira assertiva. Obviamente, não existe pílula para atingir tudo isso. Além disso, não podemos nos esquecer de que cada pessoa é única, portanto, a forma como você lida com o seu chefe hoje pode ser diferente da forma como você lidará com o próximo chefe que vier a ter.

Contudo, existem formas de se aproximar da liderança e de fortalecer o laço que é criado no ambiente corporativo. Abaixo, apontamos algumas dessas formas que podem ser úteis. Reflita sobre o que pode fazer sentido para o seu caso e comece a investir em um relacionamento mais positivo com o chefe:

1. Tracem metas e objetivos em conjunto

Quando você e o seu chefe têm a oportunidade de traçar metas em conjunto, ambos podem conversar sobre os próximos passos que precisam ser dados dentro da corporação. Desse modo, você pode demonstrar os seus pontos de vista, ouvir o que ele espera que seja atingido, e assim por diante. Consequentemente, ambos poderão pensar no futuro de uma forma mais clara e que considere a interação um com o outro.

2. Demonstre iniciativa

Ser uma pessoa com iniciativa também é algo que pode fazer toda a diferença.

Líderes não querem pessoas que esperam tudo “cair do céu”, e isso é um fato. Por isso, demonstrar proatividade, trazer soluções e ideias, além de colocar a mão na massa de uma forma mais ativa são ações que contribuem para a construção de um relacionamento mais positivo com o chefe.

Lembre-se de que apesar de ele estar ali para direcionar você, ele não é um “pai” que deve mandar em você. Aja de forma proativa quando possível!

3. Peça feedbacks periódicos

Pedir feedbacks também pode ajudar a ter uma boa relação com o chefe. Isso porque você terá a oportunidade de saber um pouco mais sobre a visão que ele tem do seu trabalho, ao mesmo tempo em que fortalece os seus pontos fortes e busca melhorias interessantes.

4. Alinhem as expectativas de ambos

Por fim, lembre-se de que para ter uma boa relação com o chefe é interessante alinhar as expectativas que ambos possuem. Será que você sabe realmente o que ele espera de um projeto? Ou você pensa que é algo sem importância?

E ainda, será que aquele projeto que tem tirado o seu sono é tão importante assim?

Alinhar as expectativas ajuda a fluir melhor no trabalho, minimiza pressões desnecessárias e diminui a chance de você entregar resultados abaixo do esperado – o que poderia prejudicar a relação com o chefe.

Pense nisso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.