O que é ter um dia produtivo?

Você sabe o que é, realmente, ter um dia produtivo? Conseguiria descrever um dia produtivo para nós, ou teria dificuldades para isso?

Neste texto, discutimos sobre o que é produtividade e como podemos saber que o nosso dia realmente é produtivo. Acompanhe as nossas reflexões e venha conosco pensar um pouco mais sobre esse agente tão importante na rotina de cada um: a produtividade.

Qual o conceito de produtividade?

A produtividade, de maneira geral, está relacionada à eficiência do trabalho/estudo e o tempo que é empregado para tal resultado. Isto é, ela não se associa com uma carga intensa de atividades intermináveis, mas, sim, com a organização de demandas bem priorizadas e entregues em um tempo hábil, garantindo qualidade, agilidade e eficiência.

Logo, uma pessoa que trabalha 16 horas por dia pode ser menos produtiva do que uma que trabalha só 8. Sabe por quê? Porque a pessoa que trabalha mais pode, apenas, estar ocupando um tempo maior para fazer exatamente as mesmas coisas que a pessoa com expediente de 8 horas faz. Acontece que uma se organiza de modo eficiente e é produtiva, enquanto a outra não sabe priorizar, sobrecarrega a agenda e, consequentemente, não consegue manter a sua produtividade como gostaria.

É a produtividade que nos ajuda a encontrar os melhores métodos e caminhos para executar um determinado trabalho, focando sempre em resultados mais promissores, ao mesmo tempo em que se otimiza o tempo e a mão de obra empregados em tal produção.

O que é ter um dia produtivo?

Pensando no conceito que apresentamos acima, pense um pouquinho: o que é, de fato, ter um dia produtivo? O que você caracterizaria como um dia produtivo em sua rotina de trabalho e estudos?

Bem, existem alguns pontos que podemos observar para avaliar se realmente estamos sendo produtivos ou, apenas, estamos “apagando incêndio atrás de incêndio” no dia a dia. Veja:

  • Você sente que conseguiu cumprir a missão do seu dia?
  • Você precisa apostar em hora extra com frequência? Ou consegue, na maior parte das vezes, terminar suas atividades em um tempo hábil, dentro do expediente?
  • Com qual frequência você fura um prazo importante? É muito comum atrasar alguma coisa? Por que os atrasos acontecem?
  • Quando você tem um prazo apertado, você consegue se organizar para entregar o trabalho sem comprometer a qualidade do serviço?
  • Você sabe montar uma lista de tarefas para o seu dia? E, ainda, quando monta, consegue concluir tudo de uma forma qualificada?
  • Você sente que domina a sua agenda ou acha que a sua agenda domina você?

Esses são apenas alguns dos questionamentos que podemos levar em conta na hora de pensar no que é ter um dia produtivo.

Sendo assim, devemos parar de romantizar o excesso de trabalho e a rotina exaustiva como se isso fosse o verdadeiro conceito de produtividade.

Produtividade é eficiência, resultados de qualidade, otimização de tempo, redução de custos e de investimentos – de pessoas e de dinheiro – para atingir uma performance que foi planejada e posta como meta. Dito de outro modo, não é correr contra o tempo ou tentar “fazer milagre” para concluir o que deve ser feito. Pense nisso!

Veja também: Os riscos da romantização das rotinas corridas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.