Tempo médio para abertura de empresas é reduzido no Brasil

Segundo dados contidos na plataforma Governo Digital, ligada ao Ministério da Economia, o tempo médio para abertura de empresas no Brasil já é três vezes menor em relação ao início de 2019. Deste modo, empresas no Brasil podem ser abertas em menos de dois dias atualmente.

Por outro lado, em 2019 o prazo médio para abertura de empresas era de cinco dias e nove horas. Neste ano, o mesmo processo pode ser realizado em 47 horas.

Ainda de acordo com os dados da plataforma Governo Digital, essa redução ocorre devido a três fatores. São eles: a integração digital entre as 27 juntas comerciais, medidas de simplificação do processo, e a adesão das juntas comerciais à plataforma Gov.BR.

Assinatura da plataforma Gov.BR facilita o processo

A assinatura do Gov.BR promove a redução do tempo e dos custos do processo de abertura de empresas. Isso ocorre pois a medida faz que não seja mais necessário gastar recursos com reconhecimento de firma ou com certificado digital. Atualmente, 23 das 27 juntas comerciais já utilizam a assinatura do Gov.BR.

De acordo com o Ministério da Economia, em dois estados brasileiros já é possível abrir uma empresa em menos de um dia em média: Espírito Santo, Goiás ( também no Distrito Federal).

Dentre eles, Goiás apresentou o menor tempo para abertura de empresas. No estado, é possível realizar o processo em um dia e duas horas. Esse tempo é 38,1% menor em relação aos quatro primeiros meses do ano, ou seja, houve uma redução de 16 horas.

Em contrapartida, o estado da Bahia é o mais lento em questão de abertura de empresas, levando 6 dias e uma hora para completar o procedimento. No entanto, esse tempo é consideravelmente menor com relação ao primeiro quadrimestre do ano. A redução foi de 31%, ou seja, 2 dias e 17 horas a menos.

Aumenta o número de empresas abertas no país

Segundo dados do boletim Mapa de Empresas, fornecido pelo Ministério da Economia, no segundo quadrimestre deste ano já foram abertas 1.420.782 empresas. Isso representa um aumento de 1,9% em comparação ao primeiro quadrimestre de 2021.

Segundo o boletim: “O tempo médio de abertura de empresas no país apresentou gradativa redução nos últimos meses, reflexo dos avanços obtidos pelos órgãos federais, estaduais e municipais, objetivando um processo de abertura de empresas mais simples e ágil. Os recordes em registro de novas empresas reforçam, cada vez mais, a opção do brasileiro pelo empreendedorismo e criação de novos negócios”.

Os dados do boletim também representam um aumento de 26,5% em relação ao segundo quadrimestre de 2020. Além disso, 328 mil empresas foram abertas em setembro deste ano, já se beneficiando da redução de tempo.

Deste modo, fica perceptível que a redução no tempo está favorecendo a abertura de novas empresas no país, o que é muito vantajoso. Muitas empresas fecharam com as restrições devido à pandemia, e a abertura de novos negócios favorece a recuperação econômica do Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.