Tempestade PODE atingir ESTAS regiões; se prepare

Saiba onde há risco de chuva forte e deslizamento para não ser pego de surpresa

No início da semana, a Região Sul do Brasil experimentará intensas precipitações, prevendo-se tempestade para o dia de segunda-feira (30). Estas chuvas são resultado de uma frente fria associada a um ciclone extratropical em formação nas proximidades do litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Antecipa-se a ocorrência de rajadas de vento superiores a 40 km/h, bem como a queda de granizo em toda a região. A previsão da tempestade é que atinja até 100mm.

Outras regiões que terão tempestade forte nesta semana

Situações climáticas semelhantes são esperadas no Sudeste, embora as chuvas sejam de intensidade moderada. Mesmo com volumes menores, essas chuvas serão suficientes para contribuir com o nível das reservas hídricas e auxiliar no desenvolvimento das lavouras, com aproximadamente 80mm previstos para os próximos dias.

No Centro-Oeste, a tempestade contribuirá para reduzir a temperatura e repor a umidade do solo. Isso, por sua vez, diminuirá o número de incêndios no cerrado. Espera-se um acumulado de 60mm de chuva para Goiás e Mato Grosso, enquanto no Mato Grosso do Sul, o volume será maior, atingindo 100mm.

As chuvas voltarão ao Nordeste e ao Norte após semanas de sol intenso e céu claro. No entanto, a semana começará com sol intenso e temperaturas máximas em torno de 40?°C. A partir de quarta-feira, 1º de novembro, as chuvas retornarão aos estados do nordeste. Prevê-se um acumulado de até 60mm na Bahia e aproximadamente 40mm no Piauí, interior de Pernambuco e Maranhão.

Na Região Norte, a tempestade continuará concentradas na faixa oeste do Amazonas, Rondônia e Acre, com volumes variando entre 30 e 50mm durante esta semana. É importante destacar que esses acumulados não devem causar preocupações entre os moradores da região, servindo principalmente para manter o solo bem umedecido.

Tempestade PODE atingir ESTAS regiões; se prepare
Saiba onde há risco de chuva forte e deslizamento para não ser pego de surpresa – Imagem: Shutterstock

Defesa Civil emite recomendações para Belo Horizonte

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, nesta segunda-feira (30), um aviso referente à possibilidade de tempestade, que pode variar de 30 a 50 milímetros. As chuvas fortes serão acompanhadas por raios e rajadas de vento atingindo cerca de 50 km/h. Os moradores da região metropolitana devem manter um cuidado especial até as 8 horas de terça-feira (31).

É importante observar que todas as nove regionais da cidade já registraram mais de 100% da quantidade de chuva esperada para o mês de outubro. Na Centro-Sul, por exemplo, as precipitações alcançaram 205 milímetros, o que corresponde a 186,2% da média histórica de 110,1 milímetros para este mês. As outras regionais também apresentam números acima da média.

Além disso, existe um risco de deslizamentos em algumas regiões. Até a manhã de terça-feira, as regionais Venda Nova e Norte estão em risco geológico forte, enquanto as regionais Nordeste, Noroeste, Oeste e Centro-Sul estão em risco moderado, de acordo com a Defesa Civil. Portanto, é importante que os moradores nessas áreas fiquem atentos a sinais de desmoronamentos, deslizamentos de terra e quedas de muros.

O que fazer no caso de tempestade e risco de deslizamento

Aqui estão algumas recomendações da Defesa Civil no caso de chuvas fortes e risco de deslizamento:

  • Esteja atento e evite áreas sujeitas a inundação;
  • Não trafegue em ruas propensas a alagamentos ou próximas a córregos durante fortes chuvas;
  • Evite se abrigar ou estacionar veículos sob árvores;
  • Preste atenção especial a áreas de encostas e morros;
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos danificados. Entre em contato imediatamente com a Cemig (116) ou a Defesa Civil (199);
  • Se notar rachaduras nas paredes de casas, surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, informe imediatamente à Defesa Civil;
  • Durante tempestades com raios, não permaneça em áreas abertas e evite o uso de equipamentos elétricos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.