Tem como atualizar o CadÚnico pela Internet? Saiba como fazer e não perder tempo

Fazer atualizações online significa menos tempo e mais agilidade

Será que é possível atualizar o CadÚnico pela Internet? Certamente que esse processo online adiantaria grande parte dos processos para manter o pagamento dos programas sociais, como Auxílio Brasil, Vale-Gás, Tarifa Social, entre outros.

São milhões de famílias inscritas no Cadastro Único que foram convocadas para atualizar os dados desatualizados de 2016/2017. Caso as informações não se atualizem, os pagamentos ficam bloqueados e/ou cancelados. Para isso, os cidadãos devem comparecer no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para atualizar o CadÚnico. Se você quer saber mais sobre o assunto, leia a matéria de hoje do Notícias Concursos.

Como atualizar o CadÚnico pela Internet

Existe uma maneira de atualizar as informações desse Cadastro Único através da web, facilitando o atendimento presencial (mas que infelizmente não pode ser substituído). Isso significa que mesmo seguindo o passo a passo online é necessário comparecer no CRAS a fim de finalizar as atualizações.

A vantagem da atualização online é adiantar parte do atendimento, poupando tempo no atendimento presencial. No CRAS, você simplesmente finalizará a entrevista, informando ou confirmando dados, apresentando documentos, etc.

Tem como atualizar o CadÚnico pela Internet? Saiba como fazer e não perder tempo
Tem como atualizar o CadÚnico pela Internet? Saiba como fazer e não perder tempo – Canva Pro

Passo a passo para utilizar o sistema digital

  • Acessar o aplicativo Meu CadÚnico ou entrar no site;
  • Selecionar o ícone “atualização cadastral”;
  • Fazer login usando informações do Gov.br;
  • Preencher as informações, inserir as novas ou confirmar as existentes;
  • Clicar no ícone “enviar cadastro”.

Antes de ir ao CRAS observe se precisa de agendamento, ou o sistema de atendimento é por ordem de chegada com senha. Assim, seu tempo será poupado também para atualizar o CadÚnico.

Comprovante de inscrição

Em conclusão, para emitir o documento que comprova a sua inscrição no Cadastro Único, é possível utilizar os seguintes canais:

As informações que estão no comprovante são: Código Familiar, Datas de cadastramento, da última atualização cadastral e data limite para atualizar novamente, faixa de renda familiar, nome completo, data de nascimento e NIS de cada um dos integrantes da família e do Responsável Familiar (RF) e relação de parentesco entre os integrantes da família com o RF.

Cadúnico

O Cadúnico é uma espécie de lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Quem entra nesta lista, não está automaticamente dentro de nenhum benefício, mas passa a ter mais chances de seleção.

Embora o Cadúnico seja uma lista do Governo Federal, a responsabilidade pela seleção é das prefeituras de cada município. Assim, o cidadão que deseja entrar no sistema, precisa entrar em contato com a sua gestão municipal primeiramente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.