Tecnologia: MEC lança o aplicativo SouTec

O MEC lançou o aplicativo SouTec para estimular estudantes a escolherem curso técnico de acordo com o perfil de interesse. Saiba mais!

O MEC lançou o aplicativo SouTec para estimular estudantes a escolherem curso técnico de acordo com o perfil de interesse, segundo informações oficiais. 

Tecnologia: MEC lança o aplicativo SouTec

O SouTec, que já está disponível de forma gratuita, possui questões que avaliam as preferências relacionadas a atividades de trabalho, destaca o Ministério da Educação. Foi lançado na última sexta-feira (3), o aplicativo SouTec, que auxiliará estudantes na escolha do futuro profissional, com foco no ensino tecnológico e profissional. 

Setec e MEC

Conforme as informações oficiais, a ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) em parceria com redes de ensino. O aplicativo foi criado para auxiliar os estudantes e demais cidadãos na escolha de cursos técnicos, realizando uma análise de perfil para o direcionamento profissional.

O aplicativo pode ser utilizado por todos os interessados

De acordo com a secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, o Ministério da Educação está empenhado em ofertar, aos estudantes brasileiros e aos gestores, projetos estruturantes que reforçam e fortalecem a importância da rede de ensino técnica e profissional do país.

A educação profissional e tecnológica tem como uma das missões principais a formação continuada, a formação ao longo da vida. Por isso, o aplicativo pode ser utilizado por todos que desejem se reposicionar na carreira.

Conforme destaca o Ministério da Educação, o SouTec já pode ser baixado de forma gratuita nas lojas de aplicativos e auxiliará os estudantes que estão nos anos finais do ensino fundamental e iniciais do ensino médio na escolha do futuro profissional. 

Questões relacionam perfil e atividade profissional

O Ministério da Educação informa que o aplicativo possui questões que avaliam as preferências relacionadas a atividades de trabalho e, após a análise desses dados, apresenta um resumo e um relatório completo explicando qual é o perfil profissional do estudante. 

De acordo com a divulgação oficial, a ferramenta permite personalizar as buscas utilizando critérios como a localização em que o curso é ofertado, de acordo com a distância do local informado pelo usuário. Durante o acesso, que pode ser realizado mesmo sem conexão com a internet, é possível “favoritar” as opções e as instituições prediletas.

SouTec

Ao realizar o teste por meio do aplicativo SouTec, o estudante responderá 72 questões que avaliam suas preferências. Não é necessário responder todas as perguntas de uma vez. O estudante pode parar quantas vezes quiser e continuar de onde parou.

Quando terminar, terá acesso a um resumo e a um relatório completo explicando qual é o seu perfil profissional, sendo um importante direcionamento tecnológico para o seu direcionamento profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.