Tecnologia: Mark Zuckerberg apresenta algumas inovações sobre o Metaverso

A meta tem investido também na inteligência artificial

O Metaverso é um mundo virtual, no qual se procura realizar uma simulação da realidade através da tecnologia digital. A princípio, ele vem sendo aprimorado nos últimos tempos, com um grande potencial. A Meta, empresa de Mark Zuckerberg, tem apresentado grandes ideias que podem ser aplicadas no futuro.

Todavia, o desenvolvimento do Metaverso gerou algumas polêmicas. Ao longo do tempo, o desenvolvimento dessa realidade virtual não conseguiu ter um grande sucesso como se pensava que teria. De fato, houve um grande investimento das organizações de tecnologia, que não apresentaram o resultado esperado.

Analogamente, Mark Zuckerberg, dono da Meta, empresa responsável pelo Facebook, Instagram e Whatsapp, anunciou em uma recente entrevista, que sua tecnologia do Metaverso, ainda está em pleno desenvolvimento. Para ele, seu mundo virtual poderá ter um grande sucesso e espaço em algum momento.

Existem várias dúvidas a respeito da tecnologia, principalmente sobre sua ampla utilização no futuro. Não se sabe se o Metaverso realmente será prominente. Durante o Meta Connect 2023 Mark Zuckerberg afirmou que sua empresa deverá focar seus esforços na inteligência artificial e também falou sobre a realidade virtual.

Futuro do Metaverso

Durante o Meta Connect 2023, falou-se bastante sobre o Meta Quest 3, que é um novo equipamento baseado em realidade virtual. Vale ressaltar que ele apresenta uma grande inovação, em relação a sua versão anterior. Aliás, a organização também falou sobre o Meta AI, que tem como objetivo, competir com o ChatGPT.

Ademais, o Meta AI buscará se sobressair no mercado, com sua tecnologia, frente a outras ferramentas de inteligência artificial disponíveis no mercado atualmente. Deve-se observar que Mark Zuckerberg, dono da Meta, buscou realizar uma parceria com a Bing, ferramenta de chatbot desenvolvida pela Microsoft.

Em relação ao Metaverso, houve a demonstração do grande potencial que essa tecnologia oferece a seus usuários, que tem se tornado cada vez mais realista. Isso se deve ao fato de que houve o lançamento do Pixel Codec Avatars da Meta. Ele procura captar o rosto dos usuários, transmitindo-o para a realidade virtual.

Isso é feito de maneira efetiva, visto que a tecnologia de realidade virtual tem se mostrado bastante sofisticada e refinada. O dono da Metase mostra muito otimista com o Metaverso e seu futuro. No entanto, não se sabe ao certo suas possibilidades, como ele será sua utilização no dia a dia de seus usuários. 

Futuro do Metaverso
Futuro do Metaverso/Fonte: pixabay

O que é o Metaverso

Muitos consideram o Metaverso como uma utopia. Ademais, sua tecnologia procura unir o mundo real ao virtual. No início, a ideia estava presente em diversos livros de ficção científica. Atualmente, a realidade virtual acabou tendo o apoio de grandes investidores e organizações, que esperam por um grande sucesso.

Por conta do grande potencial da tecnologia, Mark Zuckerberg decidiu mudar o nome de sua companhia, de Facebook, para Meta. Atualmente grandes conglomerados apoiam a ideia e tem interesse em investir. Vale ressaltar que esse é um novo mercado que muitas vezes se relaciona também com as criptomoedas.

Desse modo, o Metaverso é como uma nova camada da realidade que integra o mundo real e o virtual. Pode-se dizer que é um ambiente virtual desenvolvido através de inúmeras tecnologias. Neste cenário, podemos destacar a realidade virtual, a realidade aumentada e a utilização de hologramas.

Podemos citar como exemplo, o famoso filme Matrix, onde as pessoas vivem suas vidas em um ambiente de realidade virtual. Ele foi desenvolvido por uma inteligência artificial que utilizava os corpos das pessoas para a produção de energia. Ela se parece com o Metaverso, mas claro, sem as máquinas assassinas, as vilãs da história.

Universo digital

Não se considera o Metaverso real em sua totalidade. Mesmo assim, dentro dele, as pessoas poderiam interagir com outras, trabalhar, estudar, e ter uma vida social. Isso poderia ser feito através dos chamados avatares, que são um tipo de bonecos personalizados. Os usuários poderiam fazer parte desse novo mundo.

Em conclusão, especialistas em tecnologia veem o Metaverso como uma evolução da internet. Para outros, a tecnologia poderia ser um risco à privacidade. Há também um perigo relacionado ao vício de sua utilização. Deve-se observar que a realidade virtual ainda depende de inovações tecnológicas como o 5G.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.