Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
O modelo de governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Banco Central é formado por um conjunto de estruturas. Saiba mais!
O Banco Central do Brasil (BCB) informa através de documento oficial, que, especificamente quanto à correição das atividades funcionais dos procuradores do Banco Central do Brasil (BCB) e ao serviço jurídico prestado pelo órgão, atua, também, a Corregedoria-Geral da Advocacia da União (CGAU), mediante deliberação conjunta do procurador-geral do Banco Central do Brasil (BCB) e do corregedor-geral da Advocacia da União.
Corregedoria-Geral da Advocacia da União (CGAU)
Em 2021, foram realizadas três correições ordinárias na Procuradoria-Geral do Banco Central do Brasil (BCB), destaca a instituição em documento oficial.
Análise de pedidos de autorização de exercício de atividade privada
As unidades correcionais do Banco Central do Brasil (BCB) também analisam pedidos de servidores para autorização de exercício de atividade privada e consultas sobre a existência de conflito de interesses, à luz da Lei 12.813, de 16 de maio de 2013.
A Corregedoria atua, ademais, em processos de responsabilização de pessoas jurídicas pela prática de atos lesivos contra a administração pública, de que trata a Lei 12.846, de 1º de agosto de 2013. Conforme informações atualizadas, os dados referentes à atividade correcional desenvolvida pela Corregedoria e pela Procuradoria-Geral podem ser consultados no sítio do Banco Central do Brasil (BCB).
Compromisso com os mais elevados padrões de governança corporativa
O Banco Central do Brasil (BCB) manifesta, de modo contínuo, seu compromisso com os mais elevados padrões de governança corporativa, destaca a instituição em divulgação oficial. As práticas de governança do Banco Central do Brasil (BCB) seguem as recomendações de órgãos de controle, códigos de governança e organismos internacionais, além de espelhar, na medida do possível, as melhores práticas de outros bancos centrais.
Autonomia, liderança, estratégia, accountability, integridade e transparência
O modelo de governança do Banco Central do Brasil (BCB) representa o desejável equilíbrio entre a conformidade e a performance, traduzido em práticas de governança distribuídas em seis mecanismos: autonomia, liderança, estratégia, accountability, integridade e transparência.
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Conforme informações oficiais, o modelo de governança específico de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Banco Central do Brasil (BCB) é formado por um conjunto de estruturas, mecanismos e interfaces para os quais podem ser mapeados papéis e responsabilidades.
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTI)
As diretrizes e ações relacionadas à governança encontram-se formalizadas de maneira descentralizada em políticas e outros normativos, como a Política de Segurança da Informação, Política de Governança da Informação, Política de Gestão Integrada de Riscos, Política de Transparência, Política de Auditoria Interna, e no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTI), informa o Banco Central do Brasil (BCB) no seu site oficial.