Tecnologia: como o 5G irá impactar nossas vidas em 2023 (confira!)

Vários setores econômicos serão beneficiados

Desde o mês de outubro de 2022 que a tecnologia 5G está presente em todas as capitais brasileiras. Todavia, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ela deverá ser implementada em todos os municípios do país, com cerca de 30 mil habitantes totais, até o ano de 2029.

A cobertura do 5G, de tecnologia móvel, irá crescer no interior, sendo que as pessoas sentirão muitas mudanças no ano que vem, em 2023. Ademais, as grandes metrópoles serão as primeiras a perceber as alterações. As redes móveis irão beneficiar a rotina da grande maioria das pessoas. 

Com a nova rede 5G, equipamentos e dispositivos poderão ser interconectados, dando acesso à população que utiliza a nova tecnologia, a uma gama de produtos inovadores. Aliás, há também o desenvolvimento da chamada Internet das Coisas, conectando os aparelhos de casa e do escritório, por exemplo.

De fato, a tecnologia 5G oferece uma velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), que é considerada dez vezes superior ao 4G. Ela pode chegar a até 20 Gbps, com uma menor latência em sua utilização. Analogamente, através dessa nova tecnologia,por exemplo, um arquivo de 5 Gigabytes, poderá ser baixado em 40 segundos.

Veremos abaixo onde o 5G deverá impactar nossas vidas em 2023:

1 – Educação

A educação, tanto em escolas particulares, quanto públicas, tem sentido o avanço da tecnologia nos últimos tempos. Atualmente, é possível encontrar na internet cursos de línguas, graduação, pós-graduação, e muito mais, de forma 100% online. Com o 5G espera-se que haja um aumento ainda maior.

Vale ressaltar que várias ferramentas de ensino a distância poderão ser criadas, através de conexões com a rede mundial de computadores, mais rápidas, estáveis, ágeis e práticas. As palestras e eventos acadêmicos sentirão os benefícios da nova tecnologia, com imagens e áudios de maior qualidade.

2 – Medicina

A medicina é uma área que sempre apostou em novas tendências tecnológicas. Através dela, houve um aperfeiçoamento de técnicas e a abertura de novos conhecimentos. Com o 5G haverá um crescimento da chamada telemedicina, tornando os exames e procedimentos mais rápidos.

Através de uma conexão com a internet de alta velocidade, será possível realizar todo tipo de cirurgias de uma maneira remota, sem a presença de médicos presenciais, de uma forma mais frequente. Dessa maneira, mais vidas poderão ser salvas, além de baratear os custos dos procedimentos mais complexos.

3 – Indústria e o 5G

Através da nova tecnologia de 5G as indústrias de todo o país se beneficiarão de um aumento na automação de suas máquinas e equipamentos. Além disso, haverá uma conexão maior, com os processos e operações mais eficientes e lucrativos, além de econômicos.

Com a utilização de uma internet de alta velocidade, haverá a otimização de algumas áreas relacionadas à indústria, com dispositivos capazes de reduzir os custos de produção ao longo prazo. Podemos citar como exemplo as lâmpadas inteligentes, e os robôs que poderão ser úteis em diversos atendimentos.

4 – Formas de pagamento

Atualmente, em nosso país, são várias as formas de pagamento que utilizam a tecnologia. Tomemos como exemplo, o Pix, carteiras digitais, celulares, relógios, e até as criptomoedas. Com a tecnologia 5G, será possível aperfeiçoar todas estas ferramentas, proporcionando uma maior rapidez nas transferências financeiras.

Uma mudança que poderá afetar milhões de brasileiros é a relacionada ao pagamento de transporte público utilizando cartões digitais. Aliás, esta tecnologia já vem sendo utilizada em vários municípios brasileiros, agilizando o acesso de seus usuários em vários tipos de transporte.

5 – Varejo e o 5G

A princípio, um dos setores econômicos que podem se beneficiar bastante da tecnologia 5G é o de varejo. Isso se deve ao fato de que poderá haver uma melhoria real em todo o processo de venda e de compra, envolvendo empresas gigantes do mercado, como a Amazon, Americanas e a Magazine Luiza, por exemplo.

Logo em 2023, os consumidores poderão observar a utilização de novas formas de pagamento de produtos e serviços disponibilizados na internet. Além disso, os usuários poderão ter um atendimento via Chatbot. Em conclusão, outro fator importante a ser considerado é o de que as entregas deverão se tornar ainda mais rápidas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.