Sustentabilidade e redução do consumo de energia elétrica
A redução do consumo de energia elétrica faz parte das ações que objetivam a sustentabilidade no PLS. Saiba mais detalhes!
De acordo com o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), observa-se que o consumo energético de 2020, 10.154.398 kWh, apresentou redução de aproximadamente 7,6% se comparado ao anterior, cujo consumo foi de 10.989.018 kWh.
Sustentabilidade e redução do consumo de energia elétrica
Essa redução representou economia ao erário de aproximadamente R$ 1.380.747,00 (um milhão, trezentos e oitenta mil e setecentos e quarenta e sete reais). Quanto ao ano de 2021, há economia no consumo de 4,4% em comparação ao mesmo período de 2020, de janeiro a junho.
A série histórica no período pandêmico não traduz a realidade da rotina
A avaliação dos valores contratados para demandas de energia elétrica nos horários de ponta e fora de ponta é atividade continuada na DIENP. No período da pandemia, a séria histórica de consumo de energia não permite ainda confirmar valores que sustentem propostas de alterações de demanda, destaca o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS).
Contratos de demanda
Entretanto, ocorre a atuação junto ao CEB, em estudos para unificação de alguns contratos de energia a fim de, por outra metodologia, balizar as adequações de contratos de demanda, informa o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS).
Água e Esgoto
Conforme informa o documento oficial, o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), a Presidência da República vem desenvolvendo iniciativas cujo propósito primordial é a redução do consumo de água potável. Para tanto, trabalha continuamente no monitoramento efetivo dos dados, adotando medidas de racionalização e de qualificação do consumo.
Sustentabilidade no QlikView
Cabe ressaltar que a antiga necessidade de aprimoramento do Painel de Indicadores de consumo de água para Sustentabilidade no QlikView encontra-se suprida, uma vez que o Painel PR Sustentável já conta com as informações referentes ao consumo de energia elétrica. Além do mais, a instalação de hidrômetros individualizados nas estruturas da PR estão em curso, sendo que até o primeiro semestre do ano corrente, as instalações nos anexos do Palácio do Planalto encontram-se concluídas.
Novo sistema de pressurização de água
Igualmente, a DIENP/SA está ultimando as ações para implantação do novo sistema de pressurização de água dos anexos, a fim de melhorar a confiabilidade do sistema, com racionalização do consumo e redução de custos em relação ao sistema anterior, informa o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS).
O Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) contém diversas ações sustentáveis e pode ser consultado de forma integral através da plataforma oficial do Governo Federal (Gov.br), sendo um compilado de ações relevantes na atualidade.