Surpresa total, novas mudanças no padrão de cheques são confirmadas e choca brasileiros

Confira as mudanças que ocorrerão no cheque

De acordo com informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), o padrão do cheque será modificado. Dessa maneira, o meio de pagamento ficará mais moderno e seguro para os usuários do sistema financeiro nacional.

Banco Central anuncia mudanças no padrão do cheque ainda para 2023

O Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central do Brasil (BCB) aprovaram resoluções que modificam a regulamentação sobre o cheque. Em suma, são duas resoluções que aprimoram a Centralizadora da Compensação de Cheques (Compe).

Compe é o sistema responsável pela compensação interbancária de cheques. Segundo destaca a recente divulgação oficial, a principal mudança feita se refere à transferência da regulamentação do modelo padrão do cheque.

Essa definição era cabível apenas ao Banco Central do Brasil (BCB), no entanto, agora ela será de responsabilidade das instituições financeiras.

O Banco Central do Brasil (BCB) explica que em virtude da necessidade de que as instituições lidem melhor com aspectos relativos às mudanças realizadas, apenas no dia 2 de outubro de 2023 tais mudanças serão oficializadas.

Dessa maneira, as empresas deverão acatar as regras atuais sobre essa vertente para que, na data referida, o fluxo esteja funcionando corretamente.

Objetivo

Segundo o Banco Central do Brasil (BCB), o objetivo dessa mudança é elevar a segurança e a flexibilidade. Assim como a inovação a esse meio de pagamento.

Estabelecer o novo padrão de cheque é fundamental para combater as fraudes de cheques falsificados no mercado, segundo destaca o Departamento de Normas do Banco Central do Brasil (BCB).

É válido ressaltar que as modificações não irão alterar a carta do cheque, ou seja, a folha de cheque da qual correntista tem acesso. 

Isso porque a alteração significativa elevaria os custos de adaptação dos bancos de forma desnecessária, já que o processo modificado se refere a mudanças tecnológicas. 

Folha de cheque original

Uma mudança que pode ser exemplificada como uma tecnologia relevante dentro da ferramenta de pagamento do cheque, é a identificação sobre a agência e a conta do cliente. Visto que esse campo passará a armazenar um código que garantirá a legitimidade da folha.

Compe

O Banco Central do Brasil (BCB) ainda explica que o grupo consultivo da Compe atuará de maneira observatória quanto a essa mudança, sendo um modelo de atuação muito parecido com o Open Finance.

No entanto, as atividades do grupo não serão descontinuadas por conta do papel direcionado ao Banco Central do Brasil (BCB) dentro das atribuições relacionadas ao sistema.

Inclusão do nome social

O nome social será incluído nas folhas de cheque do cliente, tal como já ocorre com o Pix, que permite a usabilidade do nome social por parte do usuário.

Sendo assim, se o cliente desejar incluir o nome social na sua folha de cheque, ele precisa contatar a sua instituição financeira e realizar o procedimento. O Banco Central do Brasil (BCB) enfatiza que novos aperfeiçoamentos podem ser feitos futuramente, além dos já citados.

O cheque não foi abandonado por uma parte da população brasileira

O cheque está em declínio no comparativo com os demais instrumentos, já que sua usabilidade foi reduzida em 97% nos últimos 27 anos. No entanto, o cheque ainda movimenta um valor expressivo na economia nacional.

Sendo assim, é válido que seja um instrumento resgatado de forma melhorada dentro dos processos atuais. Certamente, muitos jovens não conhecem o cheque como uma ferramenta utilizada para pagamento.

Entretanto,  antes da explosão da era digital, o cheque foi uma ferramenta muito utilizada pelas pessoas e dentro das movimentações financeiras. Uma vez que foi uma forma eficiente de parcelamento nos anos 90 e no começo dos anos 2.000.

A segurança das informações 

Portanto, por ser uma ferramenta que não teve o seu uso descontinuado pelo usuário, é muito válido que o Banco do Brasil (BCB) faça ajustes para elevar a segurança de quem opta por mais este meios de pagamento dentre as diversas opções que o mercado financeiro oferece atualmente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.