SURPRESA: Brasileiros com dívidas há mais de 5 anos recebem GRANDE ALERTA GERAL

Boa parte da população brasileira tem algum tipo de dívida. Seja ela a curto, médio ou longo prazo, comprometem boa parte da renda dos brasileiros. Dessa forma, muitos já passaram por dificuldades financeiras e acabaram não conseguindo quitar os seus débitos.

Quando você não paga um débito, a empresa credora pode fazer a cobrança diretamente para o consumidor. Caso não haja pagamento, o CPF do inadimplente é inscrito nos órgãos fiscalizadores, como a Serasa.

No entanto, os débitos que já passaram de 60 meses da data do seu vencimento e não houve nenhum tipo de pagamento passa a se chamar de dívida prescrita. Você sabe o que isso significa? A seguir, entenda tudo sobre o assunto e veja se a dívida prescrita pode ser cobrada.

Alerta importante para quem possui dívidas

Após a data de vencimento de um débito, a empresa pode realizar a cobrança por meios extrajudiciais ou até mesmo ativar as ferramentas legais para tentar receber.

Mas, quem possui dívida deve ficar atento, pois ela prescreve após 60 meses (cinco anos), caso não haja a cobrança por meios legais. Isso significa que o devedor não possui nenhuma obrigação legal de realizar o pagamento da dívida.

Porém, isso não quer dizer que o débito deixa de existir. De acordo com informações da Serasa, as dívidas prescritas ainda podem ser cobradas. Assim, apesar de não ser possível utilizar os meios legais, a empresa credora ainda pode realizar cobranças para o devedor.

É importante destacar, que após a prescrição do débito, nenhum órgão de proteção ao crédito, como a Serasa ou outras, pode realizar a cobrança. Mas sim, ela deve ser realizada de maneira extrajudicial.

Por que pagar uma dívida prescrita?

Apesar de não ter mais a obrigação de honrar com o compromisso após a prescrição de uma dívida, é importante realizar o pagamento ou até mesmo negociar junto à instituição. Dessa forma, poderá evitar futuros constrangimentos de cobranças extrajudiciais.

Além disso, existem casos específicos em que a prescrição é interrompida. Por isso, não vale a pena correr esse risco.

Como se livrar dos débitos atrasados?

As dívidas podem se tornar uma verdadeira dor de cabeça para uma pessoa. Isso porque ela pode virar uma “bola de neve” quanto maior for o tempo que passar. Por isso, é importante se planejar para se livrar delas.

Por maior que seja a inadimplência, saiba que é possível se organizar para quitar os seus débitos e se tornar adimplente. A seguir, confira algumas dicas a seguir que podem ser de grande valia:

  • Liste as suas dívidas. Quando você coloca “no papel” consegue visualizar com mais facilidade. Assim, fica mais fácil organizá-las;
  • Faça um orçamento. Dessa forma, você saberá quanto ainda ficará disponível por mês para a negociação das suas dívidas em atraso;
  • Converse com sua família. Veja onde é possível cortar gastos para sobrar mais dinheiro para a negociação. Além disso, considere também a possibilidade de fazer uma renda extra para contribuir com os seus objetivos;
  • Crie prioridades. Se você possui 2 ou mais dívidas em atraso, provavelmente não irá conseguir quitá-las de uma só vez. Por isso, é extremamente importante que você determine quais são as suas prioridades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.