Surpreendente! Nasa acaba de revelar o que o seu Robô encontrou em Marte

O instrumento responsável pela análise, chamado de SHERLOC, permitiu o mapeamento e a análise detalhada.

Foi revelado na quarta-feira (12), por meio da revista científica “Nature”, que um robô encontrou matéria orgânica no planeta vermelho. No entanto, a publicação não especificou quais moléculas foram identificadas. Em um anúncio anterior, a Nasa já havia divulgado que o robô havia detectado indícios de vida microbiana em Marte.

A descoberta da Nasa foi feita na Cratera Jezero, local onde o robô pousou em 2021, e sugere que o ciclo de formação do planeta é mais complexo do que se pensava. Esse local era um lago há bilhões de anos, e existem diversas teorias para explicar a descoberta, como a interação entre água e rocha, depósitos de poeira interplanetária ou colisões de meteoros.

O instrumento responsável por essa análise, chamado de SHERLOC, permitiu o mapeamento e a análise detalhada de minerais e moléculas orgânicas. SHERLOC tinha 10 alvos para examinar, e em todos eles foram identificadas moléculas orgânicas.

O que exatamente é o Sherloc, instrumento da Nasa?

SHERLOC (Scanning Habitable Environments with Raman & Luminescence for Organics & Chemicals) é um instrumento montado no braço robótico do Perseverance Mars rover da Nasa. Ele usa câmeras, espectrômetros e um laser para procurar compostos orgânicos e minerais que foram alterados por ambientes aquosos e podem ser sinais de vida microbiana passada.

SHERLOC é auxiliado por WATSON, uma câmera colorida para tirar fotos em close de grãos de rocha e texturas de superfície. O instrumento possui uma câmera de contexto em preto e branco e um campo de visão de espectroscopia de 7 por 7 milímetros.

O instrumento opera dia ou noite e carrega pequenos pedaços de material de traje espacial. A missão é avançar na compreensão da história geológica marciana e identificar seu potencial biológico passado.

O instrumento faz parte da missão Mars 2020 da Nasa, que visa procurar sinais de vida antiga em Marte. Em setembro de 2022, o rover Perseverance equipado com SHERLOC encontrou moléculas na superfície de Marte que poderiam ser orgânicas

Embora haja uma conexão entre o nome SHERLOC e o famoso detetive Sherlock Holmes, o nome é na verdade um acrônimo para Scanning Habitable Environments with Raman & Luminescence for Organics & Chemicals.

Surpreendente! Nasa acaba de revelar o que o seu Robô encontrou em Marte
O instrumento responsável pela análise, chamado de SHERLOC, permitiu o mapeamento e a análise detalhada – Imagem: iStock.

Missões da agência em Marte

A exploração de Marte tem sido um dos principais focos da Nasa por muitos anos. A agência enviou inúmeras missões ao Planeta Vermelho, tanto no passado quanto no presente, com o objetivo de estudar sua geologia, clima e potencial de vida. Algumas das missões ativas incluem:

  • Perseverance Rover – Lançado em 2020, este rover está procurando por vidas passadas em Marte e coletando amostras para um futuro retorno à Terra;
  • Tianwen-1 e Zhurong – O orbitador e o rover da China em Marte, respectivamente, estão procurando bolsas de água abaixo da superfície que possam abrigar vida;
  • Esperança – A missão Mars dos Emirados Árabes Unidos está construindo uma imagem completa do clima de Marte;
  • ExoMars Trace Gas Orbiter – Este orbitador está mapeando a atmosfera de Marte para estudar sua composição;
  • Curiosity Rover – Pousou em Marte em 2012, este rover está procurando por evidências de que o planeta poderia ter sustentado vida semelhante à Terra;
  • Mars Express – A primeira missão planetária desta Agência Espacial Europeia foi lançada em 2003 e está estudando Marte em órbita;
  • Mars Reconnaissance Orbiter – A espaçonave em órbita da NASA estuda a geologia e o clima do planeta desde 2006 e hospeda a câmera mais poderosa já enviada para outro planeta.

A Nasa também planejou várias missões de retorno de amostras de Marte, incluindo a campanha Mars Sample Return, que coletará as amostras atualmente coletadas pelo rover Perseverance. Outros conceitos de missões futuras incluem sondas polares, aeronaves marcianas e uma rede de pequenas estações meteorológicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.