Número de inscritos no Fies 2023/2 surpreende e deixa estudantes de boca aberta

Nesta terça-feira, dia 11 de julho, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os dados relativos à última edição do Fies, que recebeu inscrições até o dia 07 de julho. 

Os dados divulgados pelo MEC são surpreendentes e estão deixando os participantes do Fies de boca aberta.

Para que você possa saber qual o motivo da surpresa e quais foram os dados liberados, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre as estatísticas do Fies 2023/2. Vamos conferir!

Mais de 100 mil estudantes participaram do Fies do 2º semestre

Estudantes de todas as partes do país puderam se inscrever na edição do 2º semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) entre os dias 04 e 07 de julho. As inscrições aconteceram de forma online através do site do Portal de Acesso Único do MEC, o mesmo usado para as seleções do SISU e do Prouni.

Conforme divulgado pelo MEC após o fim das inscrições na última sexta-feira, 07 de julho, 109.809 candidatos se inscreveram para participar do Fies. O número é surpreendente, uma vez que é muito inferior ao número de inscritos na edição do 1º semestre de 2023, da qual participaram 205.177 candidatos

Dessa forma, nesta edição, mais de 100 mil brasileiros concorreram às 77.867 vagas para mais de mil instituições de ensino brasileiras colocadas à disposição pelo MEC. 

Perfil dos candidatos do Fies 2023/2

Além do número total de inscritos no programa, o Ministério da Educação também divulgou outros dados importantes sobre o perfil dos candidatos que participaram do Fies 2023/2.

Dos 109.809 candidatos participantes, 66,83% são mulheres, o que equivale a 73.380 candidatas do gênero feminino. Os homens, por sua vez, representaram 33,17% do total de inscritos, o que equivale a 36.429 candidatos.

Também foram divulgados dados relativos à idade dos participantes que se inscreveram no Fies. Do total de candidatos, 14,49% possui até 19 anos, enquanto aqueles com faixa etária de 20 a 30 anos representam 68,12% do total, o que equivale a 74.804 participantes. 

Os participantes com idade de 31 a 40 anos representaram 12,31% do total, enquanto os candidatos com 41 a 50 anos representaram somente 4,1% dos inscritos. 

O MEC também calculou a quantidade de inscritos de acordo com cada estado brasileiro. Nesta edição, o Nordeste é o estado com maior número de inscritos: 42.163 candidatos, o que representa 38,39% do total. Em seguida, a região Sudeste foi responsável por 33,95% do total de candidatos, o que equivale a 37.285 participantes. A região Norte contribuiu com 11.974 inscritos, o Sul com 9.499 e o Centro-Oeste, por sua vez, com 8.888 estudantes. 

Resultado foi divulgado nesta terça-feira (11 de julho)

O resultado oficial do Fies 2023/2 foi divulgado nesta terça-feira, 11 de julho. Os candidatos puderam acessar o oficial no Portal do MEC utilizando com a própria conta gov.br

Os participantes pré-selecionados através da chamada única do Fies devem realizar a complementação das informações até esta sexta-feira, dia 14 de julho

Através desta etapa, os candidatos aprovados poderão confirmar as informações fornecidas durante o ato de inscrição. É importante ressaltar que irregularidades nos dados informados pode causar a perda da vaga conquistada.

Complementação das informações Fies
Período para complementação das informações do Fies termina nesta sexta-feira. Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Para efetuar a complementação dos dados do Fies, basta acessar o Portal de Acesso Único do MEC e complementar as informações indicadas no momento da inscrição. Os participantes pré-selecionados deverão, ainda, realizar as seguintes etapas:

  • Validação das informações indicadas na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da universidade escolhida em até 5 dias após a confirmação das informações. A entrega dos documentos exigidos poderá ser realizada de forma presencial ou online, dependendo da universidade do estudante;
  • Validação das informações pessoais e a documentação exigida para formalizar a contratação do financiamento em um agente financeiro em até 10 dias a partir do terceiro dia útil após a validação da inscrição pela CPSA.

Os candidatos que não foram selecionados através da chamada regular deverão aguardar o resultado da lista de espera do Fies, que será divulgado entre os dias 18 de julho e 29 de agosto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.