BOMBA! NASA surpreendeu e confirmou que APOCALIPSE da INTERNET está próximo? Entenda agora

Notícia viralizou nas redes sociais

Um grande número de usuários nas redes sociais mais famosas atualmente tem espalhado a notícia de que a NASA teria feito um anúncio, dizendo que o apocalipse da internet está próximo. Todavia, cientistas da agência americana teriam dado o alerta do que pode acontecer já na próxima década, assustando inúmeras pessoas.

Analogamente, as postagens relacionadas ao fim do mundo na web foram divulgadas no Instagram, Facebook, Twitter, TikTok, entre outras plataformas da internet. A informação viralizou em todo o mundo, o que se esperava, devido a facilidade de disseminação de notícias, verdadeiras ou não, nestes locais.

Desse modo, o alerta da NASA se relaciona a uma preocupação desses cientistas, de que o apocalipse tratado, iria desativar a internet no mundo todo durante meses, trazendo inúmeros prejuízos. Muitas pessoas questionam se essa notícia é apenas uma Fake News, um exagero, ou se realmente é uma verdade preocupante.

Ademais, há dois meses atrás, o jornal britânico Mirror, publicou uma reportagem afirmando que o apocalipse da internet seria causado pelo sol, provocando um apagão em todo o sistema, desativando o acesso à web de todos os usuários. Entretanto, é preciso dizer que essa informação não é realmente nova.

Notícias sobre o apocalipse da internet

Deve-se observar que a notícia sobre o apocalipse da internet é antiga. Há dois anos atrás, em 2021, houve a publicação de um estudo realizado por uma pesquisadora chamada Sangeetha Abdou Jyothi, da Universidade da Califórnia, prevendo o fim do mundo da web, causado por uma tempestade solar de grandes proporções.

Jyothi afirmou na época, que os cabos submarinos de fibra óptica, espalhados por todo o planeta, estariam sujeitos a um evento de ejeção de massa coronal de grande porte, causada pelo sol. A cientista disse que um fluxo de vento solar extremo em direção à Terra, poderia abalar os cabos de internet, cortando a conexão.

Jyothi afirma que “é como fechar o suprimento de água de uma casa quebrando o encanamento da rua”. Depois de dois anos da publicação do estudo, a notícia do apocalipse da internet retornou  ser um assunto amplamente discutido nas redes sociais. A web é um local propício para a disseminação de informações desse tipo.

Vale mencionar que no final de 2022, houve a propagação de uma notícia relacionada à Agência Espacial Americana divulgada pelos usuários da rede social. A princípio, na época falou-se que no ano de 2017, a Nasa havia decidido mandar apenas mulheres para o planeta Marte, a fim de evitar sexo no espaço.

Apocalipse da internet
Apocalipse da internet/Fonte: pixabay

Supertempestade solar

Todavia, o apocalipse da internet gerou um grande número de publicações e posts nas redes sociais assustando muitos internautas. A disseminação de desinformação foi rápida, visto que a notícia viralizou. Muitas pessoas divulgaram anúncios da NASA sobre o assunto, e houveram várias conversas sobre o que elas fariam sem a web.

Houveram de fato várias especulações sobre o que a população da Terra faria em um planeta sem internet. O jornal The Washington Post tomou posição e disse que é de fácil entendimento que a polêmica tenha viralizado. A internet está presente no cotidiano de todas as pessoas, tanto na vida pessoal, quanto na profissional.

Para o jornal americano, o fim da conexão com a internet pode ter graves consequências. A publicação cita o fato de que muitas pessoas, nos dias atuais, não conseguem ficar 30 segundos sem a rede wi-fi em uma viagem de elevador, por exemplo. Há uma grande dependência tecnológica das pessoas atualmente.

Segundo especialistas em tecnologia, a interrupção no sistema, caçoando a paralisação da internet por um período indeterminado, pode sim ser provocada por uma supertempestade solar, que por ventura, atinja o planeta Terra. Não é um evento que acontece todos os dias, mas no futuro pode ocorrer essa situação.

Fim da internet?

Ademais, o sol possui um ciclo de 11 anos, que altera as suas atividades. No momento, os astrônomos afirmam que estamos no Ciclo 25. Dessa maneira, há mudanças em sua superfície, causadas por seu campo magnético. A estrela então envia partículas radioativas a uma velocidade de 1,6 milhão de km/h.

Em conclusão, a Terra então sofre com as tempestades geomagnéticas, na atmosfera. Elas podem causar quedas de energia e até mesmo derrubar um grande número de satélites. Sendo assim, há uma preocupação de que haja uma supertempestade solar afetando os cabos de conexão com a internet no mar.

         

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.