Nasa lança satélite para controlar mudanças climáticas 

Desde a sua criação em 1958, a Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA) tem conseguido grandes avanços ao explorar o espaço sideral. 

Por conta das mudanças climáticas, a NASA deverá focar na exploração do planeta Terra.

A NASA vem colhendo insights importantes sobre o planeta há décadas, desde 1968, quando o astronauta da Apollo 8, William Anders, tirou uma foto icônica, denominada “Earthrise” da Terra do ponto de vista da órbita da lua. 

Já em 1972, a NASA criou o Earth Resources Technology Satellite (ERTS) “Satélite de Tecnologia de Recursos Terrestres”. Trata-se do primeiro satélite de observação do planeta para estudar e monitorar as massas de terra do nosso planeta. 

Landsat 9

O Landsat 9, um novo satélite foi lançado pela NASA no último dia 27 de setembro pela Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia. 

Um trabalho em conjunto desenvolvido pela NASA e o US Geological Survey, a missão Landsat há décadas coleta imagens de satélite do planeta Terra do espaço, com foco nos recursos naturais e nas mudanças climáticas. 

Para se ter uma ideia os cientistas utilizam essas imagens para monitorar vários pontos, como por exemplo:

  • Produtividade agrícola, 
  • Extensão e vida das florestas;
  • Qualidade da água,
  • Saúde do habitat dos recifes de coral, 
  • Dinâmica das geleiras. 

O novo satélite possui dois sensores que medem 11 comprimentos de onda de luz refletida ou irradiada da superfície da Terra, incluindo comprimentos de onda no espectro visível de luz, bem como em outros comprimentos de onda invisíveis aos olhos humanos. 

O primeiro sensor, uma câmera conhecida como Operational Land Imager 2 (OLI-2), irá capturar imagens do planeta em luz visível, infravermelha próxima e infravermelha de onda curta. O segundo, o Sensor infravermelho térmico 2 (TIRS-2), medirá o calor que irradia das superfícies da Terra.

Juntamente com as imagens do Landsat 8, que permanece em órbita, esses dados serão uma valiosa contribuição para os cientistas do clima que estão medindo, monitorando e prevendo as mudanças climáticas.

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Apollo 1: Entenda a primeira tragédia da NASA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.