Surpreendente, empresa antiga no mercado tem falência decretada

Neste ano, diversas empresas brasileiras estão passando por algumas mudanças, seja por demissão em massa de funcionários ou decreto de falência. Desta vez, a empresa Curtume Central teve a falência decretada pela Justiça. A companhia está localizada em Maringá, no Paraná, e já tem 44 anos no mercado.

De acordo com informações oficias, a empresa estava desde 1997 em regime de concordata preventiva, o que se conhece atualmente como recuperação judicial. A saber, a falência foi decretada pela juíza substituta da 6ª Vara Cível de Maringá, Daniela Palazzo Chedi Bedin.

O entendimento da magistrada foi que não havia demonstração de que poderia haver prejuízo aos bens e interesses de credores, nem mesmo o risco de execução de arrecadação. Por outro lado, a empresa informou que, desde o ano de 2013, após o falecimento do sócio proprietário, Amorim Pedrosa Moleirinho, a companhia vinha tentando quitar as dívidas tributárias federais, estaduais e municipais, utilizando a transação especial ofertada pela Receita Federal em maio de 2022.

A Curtume Central afirmou que irá contestar a decisão judicial. Além disso, afirma que, segundo determinação do Ministério Público, desde o ano de 2020 a empresa não possui dívidas trabalhistas e que, até o momento, aguarda a liberação do Refis para a quitação dos débitos municipais.

Banco Safra realiza demissão em massa 

O Banco Safra realizou uma demissão em massa na última semana. De acordo com informações do portal BP Money, o banco demitiu 85 pessoas da empresa, devido ao fim do ciclo do programa Top Advisor.

O Banco Safra informou que o programa Top Advisor chegou ao fim do seu prazo, que dura cerca de três meses. Portanto, as demissões são, de certa forma, costumeiras da instituição, já que os colaboradores são contratados temporariamente. No entanto, embora o ciclo do programa tenha sido encerrado, o seus serviços não chegaram ao fim.

A saber, o Top Advisor tem a finalidade de atuar na formação de profissionais durante o período de dois a três meses. Portanto, a ação é realizada como um tipo de treinamento. Segundo o Banco Safra, muitos participantes não se adaptam aos cargos, fazendo com que a instituição encerre o ciclo do programa e demitindo os profissionais. “Por isso ocorrem esses ajustes, tanto porque o banco já atingiu sua meta de contratação neste ano”, informou a instituição.

Demissão em massa na Startup Loggi

Muitos trabalhadores estão sendo surpreendidos com a demissão em massa em diversas empresas. Desta vez, a Startup Loggi informou que nos próximos dias haverá um grande corte de funcionários.

De acordo com informações oficiais, a empresa deve reduzir seu quadro de funcionários em até 7%. É importante salientar que se trata da segunda demissão em massa da empresa em seis meses.

A companhia informou que o objetivo da demissão é reestruturar a instituição para aumentar a sua eficiência operacional. A previsão é que cerca de 250 funcionários sejam demitidos.

“A ação faz parte de um conjunto de medidas tomadas para o aumento da eficiência operacional e resulta da avaliação criteriosa das prioridades para garantir foco em iniciativas estratégicas e a sustentabilidade do negócio”, anunciou a Loggi.

A saber, os setores mais afetados pela demissão da empresa serão os de Customer Success (Experiência do Cliente) e Tecnologia.

A companhia destacou que os funcionários que serão demitidos não ficaram desamparados. Isso porque, a empresa deve disponibilizar aos trabalhadores um pacote de benefícios que inclui plano de saúde e auxílio para o período de realocação profissional.

É importante salientar que, de acordo com os dados oficiais, entre os anos de 2020 a 2023 a empresa realizou 870  demissões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.