SUCESSO E VITÓRIA: Grande PRESENTE para os trabalhadores com carteira assinada é agendado - Notícias Concursos

SUCESSO E VITÓRIA: Grande PRESENTE para os trabalhadores com carteira assinada é agendado

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se troca ou não a chamada Taxa Referencial (TR) que corrigi o FGTS por um índice mais vantajoso. O julgamento da ação foi marcado para o dia 20 de abril após ser adiado várias vezes nos últimos anos.

Os cidadãos que trabalham com a carteira assinada têm direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). É uma espécie de poupança criada com depósitos mensais realizados pelo empregador, equivalentes a 8% do salário bruto do seu funcionário.

Desse modo, os recursos adicionados são corrigidos periodicamente para evitar perda no poder de compra dos trabalhadores, uma vez que a inflação segue avançando e pode sobrepor os valores. O problema, é que o índice adotado atualmente está defasado.

Em razão disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se troca ou não a chamada Taxa Referencial (TR) por um índice mais vantajoso. O julgamento da ação foi marcado para o dia 20 de abril após ser adiado várias vezes nos últimos anos.

Caso a mudança ocorra, até quem já sacou o seu FGTS terá os valores repostos. De acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU), cerca de R$ 300 bilhões serão recuperados pelos cidadãos. Contudo, o valor varia conforme o tempo de serviço e os salários recebidos desde 1999.

Revisão do FGTS

Cabe salientar que desde 2014, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5090), que discute a substituição da Taxa Referencial, aguarda ser julgada pelo STF. Assim, caso a revisão do FGTS seja aprovada, os trabalhadores terão a chance de receber uma bolada.

Além disso, a revisão solicita que os valores perdidos devido a correção nula da TR, sejam repostos de forma retroativa nas contas dos titulares. No entanto, vale ressaltar que os valores estagnados no FGTS são emprestados para a Caixa Econômica Federal.

A TR é apenas um dos vários índices que podem ser utilizados para correção monetária no Fundo de Garantia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há três medidos oficiais da inflação:

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC);
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E).

Como solicitar?

De acordo com as informações, a revisão do FGTS pode conceder cerca de R$ 300 bilhões, em caso de vitória no STF. A Caixa é quem vai ter que repassar os valores, uma vez que ela é a responsável por administrar os valores do Fundo de Garantia.

Por ser uma ação judicial, o trabalhador precisa da ajuda de um advogado especializado na área. Feito isto, serão utilizados os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Extrato do FGTS.

Neste sentido, basta aguardar pela apreciação do caso no tribunal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?