MEC lança Portal Acesso Único para seleções do SiSU, Prouni e Fies

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quinta-feira, dia 3 de fevereiro, um portal para unificar o acesso aos processos seletivos do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programas do governo federal que promovem o acesso ao ensino superior. 

O objetivo do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Acesso Único) é que os interessados nos programas insiram as informações cadastrais uma única vez para facilitar a participação. Desse modo, o candidato não mais perderá tempo com repetições de digitação de dados inseridos antes, em algum dos três sistemas de inscrição.

Nesse sentido, a pasta reunirá em um único site os dados sobre o processo seletivo dos três programas. Assim, o portal encaminhará o candidato para a página de inscrição de cada programa.

De acordo com o MEC, o portal ainda deve passar por melhorias para os processos seletivos do segundo semestre.

A pasta informou ainda que o projeto do portal está alicerçado em nos seguintes princípios: “segurança digital, modernidade, transparência, participação do usuário, integração, inteligência, monitoramento e economicidade”.

O Portal Acesso Único já oferece a opção de busca avançada para os estudantes. Os interessados nos processos seletivos já podem pesquisar com facilidade os dados de edições anteriores dos programas.

Processos seletivos de 2022

O MEC já informou o calendário das seleções do SiSU, do Prouni e do Fies do primeiro semestre de 2022. De acordo com a pasta, as inscrições para a 1ª edição do SiSU 2022 serão recebidas entre os dias 15 e 18 de fevereiro. Já as inscrições do Prouni serão no período de 22 a 25 de fevereiro, enquanto as inscrições do Fies serão abertas no dia 8 de março.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Unesp divulga a lista de aprovados na 2ª chamada do Vestibular 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.