SSA 2024: UPE encerra hoje o (18) prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição

O período para pedidos de isenção da taxa de inscrição do Sistema Seriado de Avaliação (SSA2024 da Universidade de Pernambuco (UPE) chega ao fim neste domingo, dia 18 de junho. Desse modo, os interessados poderão solicitar a gratuidade na inscrição até as 23h59 de hoje (horário de Brasília). 

De acordo com os editais do SSA 2024, podem solicitar a isenção da taxa de inscrição os candidatos que possuem o Número de Inscrição Social (NIS), inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para solicitar a gratuidade na inscrição, os candidatos deverão acessar o sistema de inscrição da UPE e, no momento da inscrição, no campo correspondente do formulário eletrônico, preencher o seu Número de Identificação Social (NIS), exclusivamente em nome do próprio candidato. 

O resultados dos pedidos de isenção serão liberados pela UPE até o dia 10 de julho, conforme indicado no Manual do Candidato.

SSA 2024: Inscrições abertas

O período de inscrição para as três etapas do SSA 2024 já está aberto. Os interessados poderão se inscrever até as 23h59 do dia 12 de julho de 2023 (horário de Brasília).

Conforme as orientações da UPE, as inscrições devem ser feitas virtualmente. Portanto, para se inscrever, o estudante deve acessar o site da UPE, clicar na etapa desejada (SSA 1, SSA 2 ou SSA 3) e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição. 

De acordo com o edital, os candidatos que se inscreverem no SSA 3 devem indicar no momento do cadastro a opção de curso de graduação desejada. 

Os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 13 de julho para efetivar o cadastro. De acordo com os editais, o valor da taxa de inscrição é de R$ 110,00 (cento e dez reais) para cada etapa.

SSA UPE
Inscrições para o SSA 2024 serão recebidas até 12 de julho. Imagem: Divulgação/UPE

Provas do SSA 2024

A aplicação das provas do SSA 1 e do SSA 2 está marcada para os dias 3 e 10 de dezembro, e será no período da manhã e tarde, respectivamente. Já a aplicação das provas do SSA 3 será nos dias 11 e 26 de novembro de 2023.

Para todas as etapas, haverá locais de prova nas seguintes cidades de Pernambuco: Recife, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Surubim.

Cronograma de provas

  • SSA 1 – 3 e 10 de dezembro (manhã)
  • SSA 2 – 3 e 10 de dezembro (tarde)
  • SSA 3 – 11 e 26 de novembro (manhã).

O conteúdo programático das provas varia de acordo com a etapa, contemplando os assuntos das disciplinas ministradas durante o Ensino Médio: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

Lista de obras literárias

A lista de obras literárias exigidas na 3ª etapa do SSA 2024 está disponível no Manual do Candidato. De acordo com o documento, os candidatos devem ler as obras indicadas a seguir:

  • CARRERO, Raimundo. A História de Bernarda Soledade. Recife: Editora Bagaço, 2005.
  • LISPECTOR, Clarice. A Hora da Estrela. Rio de Janeiro: Rocoo, 2010.
  •  MELO NETO, João Cabral de. Morte e Vida Severina. Alfaguara Brasil, 2007.
  • RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro: Record, 2006.
  • ROSA, João Guimarães. Primeiras Estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
  • SUASSUNA, Ariano. A Farsa da Boa Preguiça. Rio de Janeiro: José Olympio, 2007

Vagas e resultados

De acordo com a UPE, a oferta total para ingresso de novos alunos em 2024 é de 3.600 (três mil e seiscentas) vagas. As oportunidades estão distribuídas em 12 campi, sendo para 59 opções de cursos de graduação de diversas áreas. 

Do total das vagas ofertadas, 1.800 oportunidades são para o SSA 2024, enquanto outras 1.800 serão ofertadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A universidade ainda não informou a data de divulgação do resultado final do SSA 2024.

Para mais informações, acesse o edital no site da UPE.

Leia também Ministério da Educação informa que mais de 51 mil vagas serão ofertadas no SiSU 2023/2; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.