SouTEC: como funciona o aplicativo que ajuda na escolha da carreira profissional

A ferramenta foi laçada pelo MEC neste ano

Criado e lançado pelo Ministério da Educação (MEC), o aplicativo SouTEC tem como objetivo ajudar jovens estudantes que estão no fim do ensino fundamental ou no começo do ensino médio a traçar uma carreira profissional através do ensino técnico. 

Nesse sentido, a ferramenta ajuda estudantes na escolha do curso técnico e ainda aponta as instituições mais próximas. O aplicativo foi criado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e com a Universidade de São Paulo (USP). 

 

Além de ajudar os estudantes, o aplicativo do MEC pode também auxiliar a pasta no desenvolvimento de políticas públicas que atendam as necessidades educacionais e profissionais desse público.

Como funciona o SouTEC?

O MEC disponibilizou o aplicativo gratuitamente para os sistemas Android e iOS. Desse modo, para usar a ferramenta, os estudantes só precisam fazer o download no celular e informar os dados de endereço e localização solicitados, além da idade. Após ser baixado, é possível usá-lo também off-line.

Com apenas essas informações já é possível aproveitar dos recursos do aplicativo. O SouTEC oferece um questionário com 72 perguntas para o usuário. Assim, a partir das respostas dadas pelo estudante, o aplicativo indica cursos técnicos e roteiros de estudos para se qualificar.

Esse teste de perfil profissional avalia as habilidades e competências do estudante, o que possibilita a criação de um perfil. Os usuários são apresentados às áreas com as quais o seu perfil mais se adequa. 

Segundo o MEC, as questões levam em conta seis tipos de vocacionais, conforme teoria de John Lewis Holland: Artístico (A), Convencional (C), Empreendedor (E), Investigativo (I), Realista (R) e Social (S). Nesse sentido, o aplicativo indica para o estudante cursos que dialoguem com as habilidades identificadas no seu perfil.

Há ainda teste de autoconhecimento, cujo objetivo é ajudar o jovem a ter maior autonomia no estabelecimento de seu caminho profissional.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também 7º Prêmio Kindle de Literatura recebe inscrições para premiação de escritores independentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.