Sorriso saudável com essas DICAS

Sem dúvidas, ter um sorriso saudável é o objetivo de muitas pessoas. Porém, será que você tem colocado em prática os melhores cuidados com os dentes? Neste texto, separamos algumas dicas simples, com o propósito de ajudá-lo a ter um sorriso mais bonito e, acima de tudo, saudável. Vamos lá!

Dicas para ter um sorriso saudável

As dicas para ter um sorriso saudável são simples e podem ser colocadas em prática facilmente. Afinal, não há necessidade de investir em “métodos mirabolantes” para ter a saúde bucal em dia: o autocuidado básico já pode dar conta do recado.

A seguir, descrevemos ações simples e fáceis de incluir na rotina. Veja:

1. Fique atento à sua escova de dentes

Muitas pessoas podem cometer o equívoco de deixar de cuidar das escovas de dentes. Porém, essa falta de atenção pode fazer com que bactérias se proliferem na escova e, mais tarde, na boca. Por isso, manter a escova com capa protetora, sempre limpa e guardada em um local livre de qualquer tipo de inseto, são ações imprescindíveis.

Além disso, é preciso cuidar para que nenhum tipo de substância química (como alguns produtos de limpeza) entre em contato com a escova.

Por fim, não se esqueça de trocá-la a cada 3 meses, ou, antes disso, quando ela estiver muito danificada.

2. Não negligencie o uso de fio dental

Outro ponto fundamental para um sorriso saudável é o uso diário do fio dental. Trata-se de um hábito que deve ser desenvolvido o quanto antes. Sem ele, o sorriso pode ficar propenso ao acúmulo de sujeira e bactérias, que prejudicam a saúde dental.

Portanto, comece a criar o hábito de usar o fio dental todos os dias. Se for mais fácil, estipule um momento fixo para isso, como no caso da última escovação antes de dormir.

3. Evite receitas caseiras nos cuidados com os dentes

Sabe aquelas receitas caseiras de como deixar os dentes mais brancos que vemos por aí? Pois então… Evite-as! Muitas vezes, as pessoas dão dicas completamente irresponsáveis, dizendo para que as pessoas passem carvão ou usem bicarbonato de sódio nos dentes.

Porém, usar esse tipo de produto para clarear, por exemplo, é algo muito perigoso. O ideal é sempre conversar com o seu dentista antes de usar qualquer tipo de alternativa caseira.

4. Realize a limpeza dos dentes periodicamente

Comece a realizar a limpeza dos dentes, aquela feita pelo dentista, periodicamente. O ideal é que seja feita ao menos uma vez por ano. Dessa maneira, o dentista pode remover manchinhas e sujidades que estão “impregnadas” nos dentes, deixando-os mais saudáveis e livres de complicações.

Pense nisso e comece a incluir esse autocuidado na sua agenda de saúde, ok?

5. Escovar os dentes sem o uso de muita força

Para ter um sorriso saudável não é necessário escovar os dentes usando muita força. Movimentos mais suaves e leves já são o bastante para “varrer” a superfície dos dentes e higienizá-los adequadamente.

Lembre-se disso e evite, inclusive, problemas de sensibilidade por conta da pressão da escova de dentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.