Somente 32,4% dos profissionais de tecnologia falam inglês, diz pesquisa

A área de tecnologia é uma das mais promissoras nos quatro cantos do mundo. No Brasil, por exemplo, houve um aumento de 25% no número de vagas na área de TI em 2020. A informação é dada por uma pesquisa feita pela empresa Revelo. 

No entanto, dentro da base da RH Tech, com cerca de 1,5 milhão de candidatos cadastrados, somente 32,4% falam inglês fluentemente. 

Além disso, 38,4% dos profissionais da tecnologia informaram possuir nível intermediário de proficiência em inglês. De acordo com dados do British Concil, no Brasil todo, apenas 5% dos brasileiros possuem algum conhecimento sobre a língua inglesa. 

Falta de candidatos qualificados

Segundo Juliana Carneiro, diretora de marketing, a aptidão (soft skill) é imprescindível para a atuação e, por falta de candidatos qualificados neste quesito, sobram oportunidades nos segmentos. 

A pesquisa da Revelo também demonstra que os níveis básico e intermediário empatam com 31% no perfil dos profissionais à disposição do mercado. 

“A realidade ainda está bem longe do ideal que se espera do segmento. Muitas ferramentas usadas nas profissões que regem o segmento de tecnologia são universais, por isso demandam a utilização do inglês em sua base. Então, o profissional vai acabar esbarrando na necessidade de entender a língua, seja escrita ou falada”, afirma Juliana.

“Sabemos que a tecnologia é uma área que está em constante atualização. Para acompanhar essas mudanças que ocorrem quase que diariamente, a nossa dica é estudar ininterruptamente e atentar-se às novidades do setor. A plataforma da Revelo permite que empresas encontrem candidatos aptos para compor seus times e quem tiver mais soft skill estará melhor posicionado”, completa. 

Além disso, Juliana explica que é essencial não mentir no currículo sobre a aptidão para evitar desconforto e até demissões por justa causa.

E então, gostou da matéria? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – Tecnologias auxiliam no aprendizado da língua inglesa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.