Como solicitar um feedback para o chefe?

Saber solicitar um feedback para o chefe é um passo relevante para a carreira de qualquer pessoa. Por meio do feedback nós podemos ter uma visão externa da nossa rotina, nossa atuação e da nossa forma de agir profissionalmente. Tudo isso serve como base para mudanças relevantes que podem vir a acontecer. Afinal, teremos subsídios para analisar nossos comportamentos, visando encontrar caminhos mais promissores.

Pensando nesse tipo de situação, desenvolvemos algumas dicas que podem lhe ajudar a solicitar feedbacks consistentes. Esperamos lhe auxiliar de alguma forma. Continue lendo e confira!

Como solicitar um feedback para o chefe?

Existem algumas formas de solicitar um feedback para o chefe. Você deve analisar o que pode fazer mais sentido para você. Além disso, lembre-se de que cada relação interpessoal é única, então, não existe receita na hora de se aproximar e conversar com o chefe. Ter essa consciência também é relevante para conseguir construir um relacionamento mais próximo com o líder.

Agora, vamos às dicas? Confira:

1. Solicite por e-mail

Você pode solicitar um feedback para o chefe pelo e-mail, sem problema algum. Por exemplo, é possível solicitar quando você estiver enviando algum trabalho concluído, como um relatório. Assim, é possível usar argumentos como “Chefe, concluí a demanda solicitada. Gostaria de marcar uma conversa com você para que seja possível discutir os pontos positivos e negativos desse trabalho. Desejo receber o seu feedback. Avise-me sobre a sua agenda, pois eu tenho os dias x, y e z disponíveis para agendarmos algo. Aguardo retorno”.

2. Solicite por meio de uma conversa

Quando estiver conversando presencialmente com o seu chefe, você também pode fazer essa solicitação. É o caso de conversar com o chefe depois de uma reunião de equipe, por exemplo.

Você pode solicitar um feedback para o chefe de diversas formas, como: “Chefe, a reunião foi muito produtiva. Gostaria de marcar com você uma conversa particular para que possamos alinhar outros ponteiros, pois desejo receber o seu feedback sobre esse projeto e sobre o meu desempenho. Também tenho o objetivo de apresentar alguns resultados a você. Quando podemos conversar?”

Repare que essa conversa é apenas um exemplo. A forma como você vai abordar o seu chefe é bastante singular, de acordo com a relação que você tem com ele.

3. Procure demonstrar o seu interesse pela conversa

Demonstrar o interesse pela conversa também é um caminho relevante. Afinal, quando você quiser solicitar um feedback para o chefe, lembre-se de demonstrar um interesse genuíno em ouvi-lo e em aprender algo novo para crescer na carreira. Esse tipo de conduta mostrará o quanto o feedback é relevante e importante para você.

Solicitar um feedback para o chefe não precisa ser algo impossível

Você pode fazer a solicitação de diversas formas. Não há motivos para vergonha ou receio de solicitar essa conversa. Afinal, o feedback faz parte do ambiente de trabalho e deve ser periódico, para que todos possam crescer e se desenvolver.

Esperamos que este conteúdo possa ter lhe ajudado de alguma forma prática. Converse com o seu chefe e veja como isso pode ajudar a construir novos horizontes para a sua vida profissional. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.